NOTÍCIAS

Michael Stanley, do Banco Mundial, encerra Congresso de Mineração da Amazônia, em Belém

8 de novembro de 2012

rn As indústrias extrativas, como a mineração, podem dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento local e regional. Mas, para isso, é fundamental uma boa gestão de receitas e despesas

rn

 As indústrias extrativas, como a mineração, podem dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento local e regional. Mas, para isso, é fundamental uma boa gestão de receitas e despesas. É o que defende o especialista em mineração do Banco Mundial, Michael Stanley, que encerra o 3º Congresso de Mineração da Amazônia nesta quinta-feira (08/11). O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.brno Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), integra a EXPOSIBRAM Amazônia 2012 (www.exposibram.org.br).

rn

Stanley apresentará, às 16h45, o Programa Extractives for Development (E4D), uma iniciativa que visa estimular investimentos direcionados ao desenvolvimento dos locais onde se encontram grandes projetos minerais. “Os altos preços das commodities impulsionam as receitas de exportação. Se bem aplicados, estes ganhos podem apoiar o crescimento econômico sustentável e apresentar uma oportunidade única para os países ricos em recursos naturais”, afirma.

rn

Conhecida mundialmente pela variedade de espécies de fauna e de flora, a Região Norte também se destaca por seus recursos naturais, entre eles os minérios. A importância de aproveitar esse potencial e garantir, ao mesmo tempo, a preservação da biodiversidade também será debatida hoje no Congresso. A partir das 14h, o painel “Sustentabilidade na atividade mineral” abordará o assunto com a presença da especialista de gestão ambiental da Environmental Resources Management, Maria Sulema Pioli, que mostrará uma análise de 20 anos do setor com o Inventário Sobre Gestão da Sustentabilidade.

rn

Em seguida, será apresentado o Índice de Sustentabilidade da Mineração (ISM), criado pelo geólogo Maurício Boratto. O ISM é uma metodologia a ser aplicada especificamente em unidades operacionais minerárias que busca verificar a sustentabilidade dos empreendimentos, incluindo as comunidades de entorno e o município de inserção da mineração e levando em consideração as especificidades brasileiras. A palestra será seguida de debate, coordenado pelo Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente do Pará, Rubens Borges Sampaio.

rn

Às 16h, o Congresso recebe a Diretora do Conselho Internacional de Mineração e Metais, Kathryn McPhail, para uma palestra especial, que abordará um estudo de caso sobre parcerias para o desenvolvimento no sudoeste do Pará.

rn

3º Congresso de Mineração da Amazônia será encerrado hoje (8/11) e tem patrocínio de Vale S.A., Votorantim Metais, Anglo American, Hydro, Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Geosol, Hyundai Heavy Industries Brazil, Deltamaq, Mineração Rio do Norte, FGS Brasil, Alcoa, Imerys, Mobil e General Electric. O evento conta com apoio de: Governo do Pará, Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

rn

Confira a programação desta quarta-feira do 3º Congresso de Mineração da Amazônia:

rn

Das 14h às 15h30
Painel 3 seguido de debate:
“Sustentabilidade na Atividade Mineral” 
Coordenador: Rubens Borges Sampaio, Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente do Pará

rn

Palestra 5:  
 “Inventário sobre a Gestão da Sustentabilidade na Mineração: a evolução em 20 anos” – Maria Sulema Pioli, Especialista em Gestão Ambiental da  Environmental Resources Management (ERM)

rn

Palestra 6:
“Índice de Sustentabilidade da Mineração – ISM” – Maurício Boratto Viana, Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados

rn

16h
Palestra Especial seguida de debate: 
“Mineração: parcerias para o Desenvolvimento – Estudo de caso sobre o sudoeste do Pará” – Kathryn McPhail, Senior Program Director, International Council on Mining and Metals (ICMM), Reino Unido 

16h45
Palestra Especial seguida de debate: 
“Programa E4D – Extractives for Development” – Michel Stanley e Daniele La Porta Arrobas, especialistas em mineração do Banco Mundial

Serviço:
EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2012
Data: 5 a 8 de novembro
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, situado à Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco – Belém (PA)
Para mais informações, acesse www.exposibram.org.br

rn

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

Tailings Safety Brasil 2025 discutirá inovações, sustentabilidade e segurança em estruturas de disposição de rejeitos

12 de maio de 2025

Evento ocorre nos dias 1 e 2 de julho, na Escola Superior Dom Helder Câmara em Belo Horizonte Agentes do…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta temas de interesse da mineração no Fórum Nacional da Indústria da CNI

20 de março de 2025

O Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Associativos do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, participou da reunião do Fórum…

LEIA MAIS