NOTÍCIAS

Mineradora Vanádio de Maracás gera 600 novas vagas na Bahia

19 de fevereiro de 2013

rnA Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado, apenas em seu períod

rn

A Vanádio de Maracás S/A, primeira mina de vanádio das Américas, gera cerca de 1.500 empregos diretos na região da cidade de Maracás (a 365 km de Salvador), centro-sul do Estado, apenas em seu período de construção, primeira fase do projeto ainda em curso.

rn

Após o início do funcionamento, previsto para novembro deste ano, o empreendimento deve contratar 600 funcionários para ocupar cargos e funções na mineradora.

rn

Com um aporte de R$ 555 milhões em investimentos por parte do grupo canadense Largo Resources, sócio majoritário da nova empresa de mineração, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a Vanádio de Maracás será a mina com maior teor do metal e menor custo de produção em todo o mundo. Segundo a assessoria de comunicação do projeto, do total investido, R$ 5 milhões serão destinados à obras socioambientais voltados para a comunidade local.

rn

O projeto é em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais das áreas.

rn

Com a implantação da mineradora, a expectativa inicial de produção anual da Vanádio de Maracás é de 5 mil toneladas de liga derivada do vanádio. Atualmente, segundo a CBPM, o Brasil consome cerca de 1,2 mil toneladas. Sendo assim, a produção excedente deverá ser exportada para a China, Estados Unidos e países da Europa.

rn

Quanto a exploração do mineral trará em riqueza para os governos municipal, estadual e federal, ainda não foi informado. O que se sabe é que 2% do valor arrecadado será destinado a eles, sendo 60% para o município de 40% para o estado e a União.

rn

No próximo dia 21, a grupo Largo Resources vai realizar o lançamento da sua pedra fundamental, cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra acima da construção. O evento acontece às 10 horas, em Maracás, e contará com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, lideranças federais, estaduais e municipais, representantes da empresa e comunidade local.

rn

O início da implantação do projeto aconteceu em 2007, com trabalhos de sondagens complementares e realização dos estudos de impactos ambientais e de pré-viabilidade, tendo a Licença de Localização (LL) sido obtida em 2010.

rn

O vanádio é um mineral usado em aços (como componente de liga, porque aumenta a resistência e reduz o peso) e, principalmente, na indústria aeroespacial e como catalisador nas indústrias de petróleo e gás (tubulações).

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: A Tarde

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS