NOTÍCIAS

Minerais críticos e estratégicos situam o Brasil “no topo geopolítico do mundo”, diz Raul Jungmann

10 de junho de 2025

Em seminário em Brasília, o presidente do IBRAM, apontou oportunidades para o país atrair investimentos, expandir negócios e fomentar seu desenvolvimento pela expansão da mineração. E, ainda, defendeu que a Câmara dos Deputados restitua o rigor dos processos de licenciamento ambiental na apreciação da Lei Geral de Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021).

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, disse hoje (10/6), em Brasília, que o Brasil “foi lançado para o topo geopolítico do mundo”, pelo seu potencial em poder oferecer respostas ao crescente interesse de outras nações pelos minerais críticos e estratégicos para várias finalidades, entre as quais, inovação tecnológica, defesa, transição energética para combater os efeitos da mudança climática. Segundo ele, a humanidade está “iniciando a Era dos Minerais Críticos e Estratégicos (…) Para onde você olhar vai perceber que os minérios estão no centro de absolutamente tudo e o Brasil tem enorme potencial de prover para o mundo esses minerais críticos e estratégicos”. Jungmann foi palestrante do seminário “Brasil em Transformação Mineração no Brasil e no Exterior”, organizado pelo jornal Correio Braziliense. Assista ao evento no canal Youtube do jornal.

Ele, no entanto, condiciona este “passaporte para o futuro” do Brasil à aprovação de políticas públicas que estimulem a expansão da mineração sustentável e, ao mesmo tempo, eliminem gargalos do setor mineral e estabeleçam rumos tanto para a produção quanto para a eventual industrialização dos minérios no território nacional. O deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, participou do evento com Jungmann e disse que vai articular com o Executivo que apoie a aprovação do projeto de lei de sua autoria, nº 2780/2024, em vez de apresentar outra proposta sobre o mesmo tema, ou seja, a criação da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. Este PL tramita na Câmara dos Deputados. A expectativa do deputado é aprová-lo antes da COP30, em novembro.

Jungmann: mineração defende agilidade e rigor na Lei Geral de Licenciamento Ambiental

Jungmann afirmou no evento que a reinserção da mineração na Lei Geral de Licenciamento Ambiental, especificamente, as atividades de grande porte e de alto risco, após aprovação pelo Senado Federal (PL 2.159/2021), é necessária e bem-vinda para dar agilidade à expansão de projetos minerários. Porém, ele frisou que o IBRAM e as mineradoras associadas são radicalmente contrárias a reduzir o rigor no processo de licenciamento, como resultado da votação no Senado. O projeto agora voltou à Câmara e Jungmann espera que os deputados restituam as medidas que asseguram todo o rigor necessário ao licenciamento.

Do contrário, diz, a lei “irá criar problema de competitividade, de compliance para a indústria nacional”. Raul Jungmann, enfatizou que a posição do setor mineral “é de que, sim, de agilidade nós precisamos, sem dúvida. Porque não dá para esperar vários anos para licenciar projetos, já que isso destrói o capital. Mas, arrebentar os mecanismos de controle, de fiscalização das questões relacionadas ao meio ambiente e aos cuidados que nós precisamos ter, seguramente, não é por aí, e esperamos que este PL sofra mudanças no sentido de repor a preocupação com o rigor e manter a agilidade”.

O painel foi conduzido pelos jornalistas Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza. Além de Jungmann e do deputado Zé Silva, participaram o advogado Paulo Ayres Barreto, e o executivo de Relações Institucionais da Prio, do setor de petróleo, Francisco Bulhões.

Leia mais: Raul Jungmann: Imposto Seletivo sobre minérios é Frankenstein político, econômico, jurídico e legislativo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Gerdau apoia workshop do projeto Gustavo Penna 73/23

19 de novembro de 2018

Hoje e amanhã (19 e 20 de novembro), a Escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas – Poços de…

LEIA MAIS