NOTÍCIAS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de sucesso: 25%. Este resultado reflete a contratação de startups após dois ciclos de aceleração de projetos (o Hub está na fase do 3º ciclo agora) desenvolvidos por startups com a colaboração de mineradoras e empresas da cadeia de fornecimento do setor. Inaugurado em 17 de janeiro de 2019, o Hub, situado em Belo Horizonte (MG), celebrou este primeiro aniversário em solenidade neste dia 13 de fevereiro.

A diretora executiva do Mining Hub, Cláudia Diniz, fala sobre os planos para 2020.

No 1º ano, o Mining Hub recebeu 690 inscrições de projetos de startups e 190 passaram pela triagem da equipe técnica para participar das provas de conceito (POCs). Foram 16 POCs e houve a contratação de 4 startups (25%). Nas POCs, as proponentes apresentam um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido em seus projetos. “25% é resultado muito alto para qualquer hub de inovação”, comemora Cláudia Diniz, diretora executiva do Mining Hub.

Pilar de transformação da mineração

A proposta de valor deste programa é ser o pilar de transformação do setor, por meio da inovação aberta e, para isso, conta com principais atores da mineração e da cadeia de fornecedores, startups, e apoiadores como o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que fortaleceu a iniciativa.

“A taxa de sucesso de 25% realmente chama muito a atenção. Duas palavras-chaves sintetizam o que é realizado no âmbito do Mining Hub: ‘União’, que marca o trabalho de mineradoras e fornecedores em apoio ao desenvolvimento de soluções comuns com as startups e outros atores; ‘Desprendimento’, que expressa a mudança de cultura, já que, antes do hub, cada um buscava sua própria solução, mas que, agora, todos buscam agir colaborativamente e compartilham entre si o que é desenvolvido”, disse Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, que falou em nome do Instituto na solenidade. Ele estava acompanhado de outros conselheiros, do diretor-presidente, Flávio Penido, de outros dirigentes e técnicos do Instituto.

Evento “Israel Meetup”, no Mining Hub, em janeiro, reuniu empresas israelenses de vários setores com mineradoras e startups brasileiras.

Inovação é item da Carta Compromisso do IBRAM

Ele acrescentou que o Mining Hub integra o capítulo ‘Inovação” da Carta Compromisso que o IBRAM apresentou à sociedade, em que lista série de compromissos para transformar a indústria da mineração, de modo a torna-la mais segura para as pessoas e o ambiente, mais próxima da sociedade e cada vez mais sustentável. “Os objetivos atingidos pelo Mining Hub estão alinhados ao que o setor preconiza na Carta Compromisso”, afirmou.

Mining Hub recebe quase 1.000 visitantes em 1 ano

O Hub tem se tornado cada vez mais conhecido, avançando além das fronteiras do setor mineral: em 2019, ele recebeu a visita de 941pessoas e, desse total, 39% eram associados e 61% outros públicos, de diversos setores, do Brasil e de vários outros países, como de Israel (evento ‘Israel Meetup’, em janeiro).

Os temas segurança de barragens e gestão de rejeitos minerais mereceram destaque especial neste 1º ano do Mining Hub, com envolvimento direto de várias mineradoras que investem atenção e recursos nestes temas, como Nexa, Vale, Arcellor Mittal, Vale, Samarco, Usiminas, CSN, Kinross, entre outras. Há projetos que evoluíram ações de monitoramento de barragens e de uso do rejeito na construção civil, por exemplo.

Para 2020, o Mining Hub irá dedicar atenção especial a conquistar maior capilaridade junto a instituições de hard science, como universidades e institutos de pesquisas

“A busca por mudanças disruptivas passa pela pesquisa aplicada. É preciso ter capilaridade nesses ecossistemas de inovação, nacionais e internacionais. Isso vai nos dar estrutura cada vez mais forte para sermos vetor das mudanças que a gente quer ver na mineração”, declarou Cláudia Diniz.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS

Os desafios e tendências na gestão de barragens de rejeito serão debatidas em fórum organizado pelo IBRAM em julho

12 de junho de 2023

O setor mineral brasileiro estará reunido nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS