O minério de ferro é o segundo produto mais importante nas exportações brasileiras. Vem atrás apenas dos produtos da cadeia de soja em valores de receita de exportação. Sua relevância estratégica para a economia do país faz parte de um conjunto de commodities que exigem atenção especial do governo federal. Com estudos técnicos feitos para diagnosticar e melhorar o fluxo de cargas no país a publicação mapeou toda a cadeia produtiva e escoamento do complexo de minério de ferro (pelotas e ferro gusa), tanto para exportação como para consumo interno; além de avaliar a infraestrutura desses corredores e as necessidades de intervenção para os trechos viários identificados.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e de Metais Básicos (SINFERBASE) contribuiu com o fornecimento de informações sobre os principais produtores de minério de ferro e suas rotas de escoamento de produção para mercado interno e exportações.
Clique aqui para acessar a publicação.
O Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM) lançou dois novos protocolos do TSMBrasil (sigla em inglês para Towards for Sustainable Mining…
LEIA MAISA arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…
LEIA MAISA indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…
LEIA MAIS