NOTÍCIAS

Missão à Austrália deve possibilitar Centro de Pesquisa Mineral em Goiás

13 de novembro de 2012

rnNa tarde desta segunda-feira, 12, o chefe do Gabinete de Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Tasso Mendonça, falou sobre a missão à Austrália, realizada entre 21 de outubro

rn

Na tarde desta segunda-feira, 12, o chefe do Gabinete de Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Tasso Mendonça, falou sobre a missão à Austrália, realizada entre 21 de outubro e 6 de novembro, que teve o objetivo de buscar parcerias para desenvolver tecnologia mineral em Goiás. O estado é o terceiro maior produtor mineral do Brasil, ficando atrás somente de Minas Gerais e Pará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

rn

Mendonça disse que visitou o Estado australiano de Queensland, um dos maiores produtores de minério do mundo. “Fiquei admirado com a capacidade educacional e tecnológica da cidade de Brisbane, a capital tecnológica da Austrália. Fomos à Universidade de Queensland, tivemos reuniões e conhecemos a linha de pesquisa e parcerias institucionais, além do trabalho desenvolvido pelos laboratórios do departamento com as principais empresas brasileiras, como a Vale e a Petrobras”, declarou.

rn

De acordo com ele, a busca de parcerias é para criar um laboratório de tecnologia mineral, que aumente a produção de Goiás. “Temos amplas condições de produzir tecnologias aqui mesmo em Goiás, mas é preciso investir. Ao longo dos anos, defasamos em muito a pesquisa tecnológica na área de mineração. Mas com as novas parcerias, daremos início à criação do Centro de Pesquisa Mineral de Goiás. Inclusive, o governador Marconi baixou um decreto determinando a estruturação desse instituto”, disse.

rn

Segundo o decreto de lei, em um prazo de 30 dias o modelo de gestão deve ser estabelecido. “Ainda este ano, o instituto será estruturado e deve começar a operar em janeiro do próximo ano”, declarou.

rn

 

Fonte: Jornal Opção

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS