NOTÍCIAS

MME prevê produção de 1 bilhão t em 2030

31 de julho de 2010

MINÉRIO DE FERROMME prevê produção de 1 bilhão t em 2030rnSegundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a capacidade de produção de minério de ferro do País pode chegar a 1 bilh&at

MINÉRIO DE FERRO
MME prevê produção de 1 bilhão t em 2030

rn

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a capacidade de produção de minério de ferro do País pode chegar a 1 bilhão de t em 2030. Atualmente, essa capacidade estaria entre 380 milhões e 400 milhões de t/ano. Os números, divulgados pelo Diretor de Tecnologia e Transformação Mineral do MME, Fernando Freitas Lins, integram o Plano Duodecenal de Mineração, que deverá ser lançado pelo governo na segunda quinzena de agosto. A estimativa leva em conta um crescimento médio de 5,1% da economia brasileira nos próximos 20 anos, e de 3,8% da economia mundial. No mesmo período, a expectativa é que a produção de aço chegue a 103 milhões de t, para um consumo projetado de 72 milhões de t. Em 2009, as siderúrgicas brasileiras produziram 26,5 milhões de t de aço, de acordo com números do Instituto Aço Brasil. O plano começou a ser elaborado em março de 2009, e avalia o cenário para o setor mineral, que responde por 4,2% do PIB (Produto Interno Bruto). Fernando Lins, avaliou que, com o nível projetado para daqui a 20 anos, o País atingirá, no setor mineral, o padrão de uma nação europeia de médio porte. Ele criticou a tributação incidente sobre o setor. Para Lins, o crescimento poderia ser maior se a taxação não fosse complexa e alta. Em 2030, aumentará também o conhecimento geológico das áreas com potencial de exploração. Atualmente, 20% delas são conhecidas. Daqui a 20 anos, serão 40%. Lins lembrou que no Canadá, por exemplo, de 70% a 80% das áreas já foram pesquisadas.

rn

Fonte: Brasil Mineral OnLine n°462 – 29/7/2010
 

rn

rn


rn
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS