A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu consulta pública sobre a proposta de atualização da Resolução nº 90/2021, que trata do uso de direitos minerários como garantia para obtenção de financiamento. A medida amplia as possibilidades de crédito para o setor e estimula novos investimentos em mineração, fortalecendo o papel do país na transição energética e no desenvolvimento econômico sustentável.
A proposta adapta a regulamentação às mudanças introduzidas pela Lei nº 14.514/2022, que passou a permitir a oneração de diferentes títulos minerários, como autorizações de pesquisa, registros de licença e permissões de lavra garimpeira. Na prática, a iniciativa cria condições para que empresas e empreendedores do setor possam utilizar seus ativos minerais como garantias em operações de crédito, atraindo capital privado e fomentando inovação e competitividade.
“A mineração é uma atividade de capital intensivo. Modernizar o acesso ao crédito significa estimular investimentos, gerar emprego e renda e contribuir para a expansão sustentável do setor”, destacou o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa.
A Agência Nacional de Mineração, guardiã da soberania mineral brasileira, busca com essa revisão promover um ambiente regulatório mais seguro, previsível e alinhado às práticas internacionais de financiamento mineral, garantindo transparência e legitimidade por meio da participação social.
O objetivo da consulta é ouvir a sociedade, agentes financeiros e do setor mineral sobre o texto proposto, garantindo maior transparência e legitimidade ao processo regulatório da ANM.
O prazo para envio de contribuições foi prorrogado até 28 de novembro de 2025.
As participações devem ser feitas por meio da Plataforma Participa +Brasil, disponível em:
Crédito: Divulgação O papel dos minerais críticos e estratégicos na transição energética será um dos temas centrais da COP 30,…
LEIA MAISEm sua quinta alta consecutiva, o minério de ferro atingiu o maior valor desde 14 de setembro no mercado à…
LEIA MAISDesde a chegada em Juruti, a empresa já investiu mais de R$ 9,5 milhões em iniciativas voluntárias em comunidades e…
LEIA MAIS