NOTÍCIAS

Oxford lança novo raio-X de mão para mineração

4 de dezembro de 2013

A Oxford Instruments lançou no mercado o X-MET7500 Mining Analyser, a mais recente tecnologia de detecção para analisadores XRF, combinando velocidade, flexibilidade e facilidade de uso nas operações de minera&ccedi

A Oxford Instruments lançou no mercado o X-MET7500 Mining Analyser, a mais recente tecnologia de detecção para analisadores XRF, combinando velocidade, flexibilidade e facilidade de uso nas operações de mineração e análises do solo.

rn

O X-MET7500 leva a versatilidade de um laboratório para o campo, permitindo a análise rápida e confiável de uma ampla variedade de materiais. Nas fases de exploração e de planejamento da operação de mineração é importante para compreender plenamente a geologia de um site.

rn

Segundo Jeff Jefferson, gerente-geral de Análise Industrial da Oxford, o equipamento oferece economia significativa nos custos de análise, pois permite que as amostras sejam medidas no local, de forma imediata, exigindo pouca ou nenhuma preparação.

rn

“Os recursos do planeta devem ser usados com sabedoria, sem desperdícios ou impactos ambientais desnecessários. O melhor uso da tecnologia permite isso. O novo analisador permite que potenciais áreas de exploração sejam investigadas minuciosamente com a mínima invasão, de forma rápida e com extrema confiança”, afirmou Jefferson.

rn

Projetos em fase de pesquisa usam a tecnologia XRF, do inglês X-Ray Fluorescence, para ter resultados imediatos, uma vez que pode mostrar o percentual de minério em uma amostra. A análise completa, feita em laboratórios especializados, pode demorar até um mês.

rn

O XRF portátil é um dispositivo analisador de pequeno porte, que faz a análise química e de elementos em metais, vidros e materiais de construção por meio de emissão de ondas secundárias (fluorescentes) de raios-X. No trabalho de campo dos geólogos, é usado para fazer uma rápida análise de rochas e outras amostras retiradas da área pesquisada.

rn

O modelo X- MET7500 não requer alimentação externa e pode funcionar por até 12 horas, com uma única carga da bateria, economizando na quantidade de equipamentos necessários para ser transportada para locais remotos.

rn

A Oxford Instruments foi fundada no Reino Unido e possui 50 anos de experiência em suprimentos, suporte de ferramentas e sistemas de alta tecnologia, voltados para pesquisa e aplicações industriais. A companhia fornece soluções necessárias para o avanço de pesquisas e aplicações de nanotecnologia comerciais em todo o mundo.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM promove em agosto a 9ªedição do CBMINA

28 de fevereiro de 2018

As inscrições para submissão de trabalhos podem ser feitas até o dia 13 de abril O Instituto Brasileiro de Mineração…

LEIA MAIS

Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS

Diversidade e inclusão na mineração pautam premiação para jornalistas, produtores de conteúdo digital e estudantes no Pará

7 de dezembro de 2022

As inscrições para o Prêmio Simineral de Comunicação já podem ser feitas pelo site simineral.org.br “Diversidade e inclusão: os compromissos da…

LEIA MAIS