NOTÍCIAS

Parceria para a conservação da biodiversidade

5 de outubro de 2012

rnAté o dia 10 de outubro, estudantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e profissionais da área de meio ambiente da Mineração Rio do Norte se mudam para a praia do Tabuleiro, na Reserva

rn

Até o dia 10 de outubro, estudantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e profissionais da área de meio ambiente da Mineração Rio do Norte se mudam para a praia do Tabuleiro, na Reserva Biológica (Rebio) Trombetas, em Oriximiná, onde participarão do curso sobre quelônios de água doce. O curso é uma iniciativa do Inpa em parceria com a MRN, que tem como objetivo ensinar na prática os métodos de pesquisa, conservação e manejo desses animais.

rn

Desde setembro, as praias da região estão sendo procuradas por tracajás, pitiús e tartarugas para a desova. A atividade extra-classe é mais uma ação, entre as já executadas pelas duas organizações visando à conservação dos recursos naturais da região. A instituição e a mineradora são parceiras de projetos como o Pé-de-Pincha e o Tartatugas da Amazônia, que ensinam as comunidades ribeirinhas da região a coletar os ovos de quelônios, acompanhar a eclosão deles e alimentar os pequenos animais até que estejam prontos para ganhar os rios da Amazônia.

rn

A praia do Tabuleiro é um dos refúgios preferidos dos quelônios para depósito de ovos nesta época do ano. Desde setembro as comunidades envolvidas no projeto Pé-de Pincha trabalham num novo ciclo de coleta dos ovos. A ação garante a reprodução desses animais em ambiente seguro, livre de predadores naturais e humanos. Através dela, todos os anos, milhares de filhotes são soltos nos rios da região.

rn

Quatorze comunidades do município de Oriximiná e doze de Terra Santa participam do projeto. O Pé-de-Pincha é realizado por técnicos e acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas em parceria com ribeirinhos de 16 municípios do Pará e Amazonas, com apoio das prefeituras locais, do projeto Petrobras Ambiental e da MRN.

rn

 

Fonte: Responsabilidade Social

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Governador do PA e dirigentes do IBRAM e Simineral debatem mineração, transição energética, pauta da COP30 e futuro da Amazônia

19 de maio de 2025

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi recebido hoje (19/5) pelo governador do Pará, Helder Barbalho,…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS