Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma nova alternativa para produzir diamantes em laboratórios. Físicos do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), que idealizaram o experimento, utilizaram laser de pulsos ultra
O trabalho, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atingiu os mesmos patamares de pressão e temperatura de diamantes produzidos em laboratórios, que são compostos por nanocristais.
“Além de gerar pulsos muito energéticos, o laser utilizado os emitia em intervalos extremamente curtos [de 25 femtossegundos, isto é, 25×10-15 segundos] e os concentrava em uma área extremamente reduzida [com raio de 65 micrômetros]. Todos esses fatores convergiram para que pudéssemos alcançar os patamares necessários de pressão e temperatura da onda de choque”, afirmou Narcizo Marques de Souza Neto, pesquisador do LNLS e idealizador do experimento.
A descrição do trabalho foi publicada no boletim on-line Scientific Reports, do grupo Nature, sob o título “Synthesis of diamond-like phase from graphite by ultrafast laser driven dynamical compression”.
rn
rn
rn
rn
rn
“Além dos cristalitos nanométricos de tipo diamante, constatamos a presença de outra notável formação de carbono, na qual os átomos aparecem arranjados em uma estrutura semelhante à da cebola”, afirmou o pesquisador Jefferson Bettini, do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), especialista em microscopia.
Baseando nessa descoberta, os pesquisadores propuseram um mecanismo que transforme o grafite no alótropo semelhante ao diamante. A realização deste trabalho depende da morfologia do material inicial, dos eventos termodinâmicos específicos produzidos pelos pulsos ultracurtos de laser e da formação de catalisadores naturais, como as estruturas semelhantes à cebola e grânulos de grafite de tamanho nanométrico. As informações são da assessoria da Fapesp.
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
A presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e CEO da Anglo American Brasil, Ana Sanches, defendeu,…
LEIA MAISO Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…
LEIA MAISA Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…
LEIA MAIS