NOTÍCIAS

Política Mineral é tema de debate na SDE

3 de abril de 2017

Evento reuniu representantes da área mineral, da Fieb, dos sindicatos baianos das Mineradoras e das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares, além da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

A construção da política mineral foi tema de debate na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Evento reuniu representantes da área mineral, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), dos sindicatos baianos das Mineradoras e das Indústrias de Mármores, Granitos e Similares, além da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral que, junto com a SDE, formam o grupo de trabalho responsável pela construção do documento.
 
"A reunião da última quinta feira (30) é a primeira de uma série que deverá ocorrer para que nós possamos fazer a construção de uma proposição de uma política mineral dialogando com os empresários, percebendo quais são as questões que inibem ou dificultam os investimentos", afirmou o superintendente de Estudos e Políticas Públicas da SDE, Reinaldo Sampaio.
 
Segundo ele, a partir do encontro será possível criar uma agenda de entendimentos e de cooperação para uma compreensão comum de como propor a melhor política mineral para o estado. "A ideia de propor uma política mineral tem a visão pública de promover o desenvolvimento do setor mineral, mas para que isso ocorra é preciso criar um ambiente de negócios favorável ao segmento privado sem prejuízo das questões legais, ambientais e sociais".
 
O diretor presidente da Bahia Mineração (Bamin), Cláudio Menezes, destacou a importância de participar da reunião com o Governo Estado, que tem iniciativa de congregar as empresas do setor industrial para uma mobilização que pode beneficiar todos nós, empresas, governo, sociedade como um todo. Acredito que a Política Mineral pode trazer melhoria, divulgação mais ampla e intercâmbio de informação com parceiros.
 
Para o presidente da Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources , Paulo Misk, que também preside do Sindicato das Mineradoras do Estado da Bahia, discutir a política mineral é uma oportunidade única e dá uma visão melhor da sociedade do que é mineração. "Se tiver um entendimento dos benefícios que a mineração proporciona à sociedade fica muito mais fácil ter um alinhamento de todos os órgãos para propiciar o fomento da mineração e maximizar os benefícios que a própria mineração pode proporcionar".
 
Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa

10 de outubro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de…

LEIA MAIS

Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS