NOTÍCIAS

São Paulo inaugura maior centro de pesquisa em grafeno da América Latina

2 de março de 2016

O projeto do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias recebeu investimentos de R$ 100 milhões

A Universidade Presbiteriana Mackenzie abre, hoje (2), o MackGraphe, considerado o maior centro de pesquisas em grafeno do país. Durante as solenidades de inauguração, o cientista Andre Konstantin Geim, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2010, fará uma conferência. O grafeno é produzido a partir de grafita de alta pureza.
 
O projeto do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias recebeu investimentos de R$ 100 milhões e segundo comunicado da universidade “dará início a uma próspera caminhada da ciência brasileira rumo ao topo”. O grafeno, uma forma cristalina do carbono usada como condutor de calor e eletricidade, é um dos novos materiais chamados de bidimensionais, com potencial para iniciar uma revolução científica e tecnológica.
 
No dia seguinte à inauguração, serão realizadas duas palestras sobre as tendências e objetivos do grafeno e da ciência brasileira e ambas contarão com a presença de Sir Andre Geim. Um dos feitos desse físico nascido na Rússia inclui a descoberta de um método simples para isolar uma camada da espessura de um átomo de grafita, conhecida como grafeno. A realização foi feita em colaboração com pesquisadores da Universidade de Manchester e do Instituto de Tecnologia Microeletrônica (IMT) da Academia Russa de Ciências. A equipe publicou suas descobertas em outubro de 2004.
 
“Pesquisas e produtos em grafeno já são o foco de grandes universidades do mundo e, agora, com o apoio da Fapesp [Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo], nós colocamos a América Latina nesse patamar”, afirma Maurício Melo de Meneses, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie.
 
O diretor do Centre for Advanced 2D Materials da National University, da Universidade de Cingapura, o físico Antônio Hélio de Castro Neto, também aponta para um passo histórico do Mackenzie em termos de ciência e tecnologia na América Latina com a chegada do MackGraphe, uma vez que é o primeiro centro desenvolvido por uma universidade privada e com recursos próprios.
 
A inauguração do MackGraphe acontece nesta quarta-feira (2), às 17 horas, no campus Higienópolis (Rua Itambé, 143, prédio 12) da Universidade Mackenzie.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Austrália e Brasil avaliam papel da mineração na liderança das soluções climáticas

12 de junho de 2025

A expectativa da indústria da mineração do Brasil é que Congresso Nacional e Executivo se articulem para aprovar um projeto…

LEIA MAIS

Em Madri, Raul Jungmann aponta Brasil como fonte segura de MCEs

14 de maio de 2025

Os primeiros cem dias de 2025 demonstram que as mudanças mais cruciais, rápidas e profundas são de natureza geopolítica. O…

LEIA MAIS

Centro de Tecnologia de Ferrosos da Vale completa 10 anos

15 de outubro de 2018

A Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….

LEIA MAIS