NOTÍCIAS

Sindirochas celebra 45 anos e lança livro sobre os 60 anos do setor de rocha

11 de junho de 2018

Os 45 anos do Sindirochas foram comemorados com bolo e champanhe no sábado, 09 de junho, no estande da instituição, durante a Vitória Stone Fair. O presidente Tales Machado reuniu associados, amigos e colaboradores para celebrar o momento. Durante a comemoração, houve o lançamento oficial do livro “Rochas do Espírito Santo: 60 anos fazendo história”.

A obra é um projeto do Sindirochas em comemoração aos 60 anos da extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo. O livro conta com textos de Claudia Sabadini, Fernando Gomes e Marcelo Grillo e reúne depoimentos, fotografias e fatos que gravaram em rocha sólida a história de pioneirismo, desafios e vitórias do setor de rochas ornamentais capixaba que se tornou o maior mercado produtor do segmento no Brasil e uma referência mundial projetando o nome do Espírito Santo nos quatro cantos do planeta como produtor de belezas naturais e de qualidade produtiva.

Segundo Tales Machado a publicação é de suma importância para a história do setor. “O livro é um justo registro para que não se perca no tempo aqueles que fizeram e fazem do setor de rochas ornamentais capixaba uma potência que honra o país e traz desenvolvimento com responsabilidade socioeconômica”, celebra.

45 anos do Sindirochas

O sindicato patronal nasceu oficialmente em 1973. Sua criação foi fruto do trabalho persistente dos pioneiros do setor, tendo à frente o empresário Paschoal Araújo, que foi seu primeiro presidente. A data representa uma vitória para aqueles que, desde o final da década de 1950, acreditaram no potencial de desenvolvimento das atividades relacionadas à extração e ao beneficiamento da riqueza mineral da região Sul do Espírito Santo.

Com a implantação do Sindirochas, o setor ganhou um instrumento legítimo para unir forças, enfrentar os desafios e criar a plataforma de seu desenvolvimento, alavancando também o dinamismo de toda a economia da região e, posteriormente, do Espírito Santo. “Nesses 45 anos de trajetória, o Sindirochas buscou cumprir, a cada momento, seu papel de indutor da evolução e do crescimento do setor”, afirma presidente da instituição, Tales Machado.

Ao longo dos anos, o sindicato patronal venceu batalhas, expandiu sua infraestrutura e ampliou sua presença institucional. Com profissionalismo, seriedade e transparência, contribuiu para os avanços tecnológicos, trabalhistas, ambientais e sociais das empresas associadas e, consequentemente, de toda a cadeia produtiva de rochas ornamentais.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS