NOTÍCIAS

Soja, minério e milho ajudaram a encerrar ciclo de deflação do IGP-DI

7 de dezembro de 2012

rnSoja, minério e milho ajudaram a encerrar ciclo de deflação do IGP-DIrnQuedas menores nos preços de soja em grão (de -8,09% para -2,17%) e do minério de ferro (de -6,14% para -2,25%) no atacado, a

rn

Soja, minério e milho ajudaram a encerrar ciclo de deflação do IGP-DI

rn

Quedas menores nos preços de soja em grão (de -8,09% para -2,17%) e do minério de ferro (de -6,14% para -2,25%) no atacado, aliadas ao fim do recuo de preços em milho em grão (de -1,63% para 6,36%), também no setor atacadista, conduziram ao término da deflação no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que saiu de queda de 0,31% para avanço de 0,25% entre outubro e novembro. A avaliação é do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getulio Vargas (FGV) Salomão Quadros.

rn

Quadros explicou que a cotação da soja em grão teve queda intensa no mês passado influenciada pela boa perspectiva da safra do produto nos Estados Unidos, de acordo com o departamento de agricultura do país. Nos primeiros meses do ano o preço da soja teve aumentos sucessivos, devido a perdas de produção no Brasil e nos EUA – os dois maiores produtores mundiais – que reduziram a oferta e puxaram para cima a inflação do item. Mas com a regularização da oferta o preço da soja voltou a cair no atacado.

rn

Como o produto é o item agropecuário de maior peso na formação da inflação atacadista (que representa 60% do total dos Índices Gerais de Preços – IGPs), isso acabou por influenciar de forma expressiva os resultado desses indicadores, avaliou o especialista.

rn

No caso do minério de ferro o produto mostrou quedas de preço devido à menor demanda internacional, influenciada pelo desaquecimento da economia global. Mas agora o preço do item começa a ser ajustado novamente, avaliou Quadros. Já no caso do milho em grão a exportação do produto brasileiro levou a um recuo na oferta doméstica, o que elevou o preço no mercado interno.

rn

O especialista afirmou que o fim da deflação no IGP-DI não sinaliza explosões inflacionárias para os próximos meses. “Nem tudo no atacado está subindo de preço, ou com queda menos intensa”, ressaltou, avaliando que as oscilações mais bruscas, que conduziram à virada na trajetória do IGP-DI, ficaram mais concentradas em soja, minério e milho.

rn

No início de 2013 os IGPs devem ficar menos pressionados. Com a menor oferta de soja em 2012, e o consequente aumento dos preços do grão, os produtores investiram mais na safra que será colhida no ano que vem. A melhor disponibilidade deve reduzir o preço do grão, o que ajuda a diminuir a inflação apurada pelos IGPs, analisou Quadros.

rn

 

Fonte: NotíciaHoje.com.br

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta cenário de expansão da mineração em evento organizado pelo Banco Safra

9 de maio de 2025

As contribuições da mineração para o desenvolvimento do país, bem como as perspectivas positivas de investimento no setor nas próximas…

LEIA MAIS

IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS

Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS