Agentes do setor público, especialistas da academia e empresas do setor mineral estarão reunidos, nos dias 1 e 2 de julho, para tratar sobre as evoluções e desafios na gestão e segurança das estruturas de disposição de rejeitos é um dos principais fóruns para debates sobre o tema: Tailings Safety Brasil. A terceira edição do evento será presencial, na Escola Superior de Dom Helder, em Belo Horizonte (MG).
No fórum, serão apresentados cases com as últimas novidades e tecnologias que tem tornado o setor mais seguro e sustentável, além de normativos legais, melhores práticas e padrões nacionais e internacionais de segurança das estruturas de disposição de rejeitos.
De acordo com a Gerente de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração, Aline Nunes, o tema é pungente, uma vez que muitas mudanças e avanços sobre a regulamentação da disposição de rejeitos aconteceram nos últimos anos. “Tivemos uma reestruturação legal e regulatória profunda e recente, e ainda muitas lições aprendidas e boas práticas, o que tem tornado o Brasil uma referência técnica na temática. As empresas têm inovado em sustentabilidade, tecnologia e na gestão de riscos destas estruturas”, afirmou.
Aline ressalta que a realização do evento é um importante momento de troca de ideias e de boas práticas. “Não existe extração sem geração de rejeitos. Isso faz com que estejamos em constante debate com a sociedade”, completou. O evento será marcado por palestras magnas que serão anunciadas em breve. As inscrições já estão abertas no endereço: https://ibram-eventos.com.br/event-landing-page/30/pt
O atual cenário da mineração brasileira e a agenda regulatória do setor foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado…
LEIA MAISNos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…
LEIA MAISA gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…
LEIA MAIS