NOTÍCIAS

TERRAS RARAS: MBAC QUER INICIAR PRODUÇÃO NO BRASIL

4 de abril de 2012

rnA MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utiliza

rn

A MbAC Fertilizantes deve concluir em abril deste ano pesquisas geológicas realizadas no município de Araxá (MG). A empresa identificou em determinadas áreas a presença de terras-raras, os metais utilizados em produtos tecnológicos. Em 2011, a MbAC adquiriu área de 214 hectares, cujas estimativas preliminares apontavam a presença de 2,7 milhões t de minério contido, com teor de no mínimo 6,6% de cério, lantânio e ítrio. Isto significa que a região pode ter cerca de 132 mil t desses metais. A empresa encontrou na monazita- – concentrado mineral onde se encontram os metais – quase todos os 17 elementos químicos que compõem o grupo das terras-raras, usados nas indústria de informática, automotiva, de máquinas, química e siderurgia. Com a possibilidade de produzir este metais, a empresa vai fazer requerimento de lavra junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Entretanto, para produzir, a MbAC quer encontrar antes compradores, principalmente clientes asiáticos. A aposta da empresa é nos ímãs de neodímio, matérias-primas de inúmeras aplicações, principalmente em motores elétricos. Atualmente, apenas Vale, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Mineração Terras Raras detêm direito de exploração esses minerais no solo.

rn

 

Fonte: Brasil Mineral

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da reunião presencial do Conselho curador da Jornada COP+ para alinhar estratégias

5 de junho de 2025

Formado por empresários, profissionais de carreira da indústria, acadêmicos, pesquisadores, agentes públicos e organizações do terceiro setor, o conselho curador…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS