A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrãorn O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam re
A pedido da Secima, Unidade Niquelândia organiza palestra sobre segurança de barragens de contenção com consultor Paulo Abrão
rn
O controle e monitoramento da operação das barragens que armazenam rejeitos do processo produtivo de indústrias da mineração será tema de palestra no dia 2 de julho, das 8h30 às 11h30, em Goiânia (GO), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima). A palestra é destinada a profissionais da área ambiental, que foram convidados pela Secima. O evento está sendo organizado pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, que trará o geólogo Paulo Abrão, como palestrante do evento. A palestra contará também com a presença do gerente-geral de Sustentabilidade da Votorantim Metais, Antonio Eymard Rigobello, do gerente da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Niquelândia, Valter Silveira, e da engenheira de Meio Ambiente, Priscila Ferracini.
rn
Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Abrão possui vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Atua há 45 anos nas áreas de geotecnia para mineração, especialmente em projetos de disposição de rejeitos, disposição de estéril e talude de minas a céu aberto. Na área de barragens de rejeitos, participou de estudos, projetos e auditoria de mais de 100 barragens, no Brasil e no exterior. Atualmente, é sócio-diretor da empresa Geoconsultoria Ltda.
rn
Na palestra em Goiânia, Paulo Abrão irá falar sobre os tipos de barragens de contenção e as formas de disposição de rejeitos (hidráulica, espessada, filtrada etc). Irá abordar também os custos para implantar e manter uma barragem e o que rege a legislação ambiental sobre o tema. O especialista ainda abordará os danos que podem ser provocados quando há ruptura de barragens. Para isso, o palestrante apresentará casos ocorridos no Brasil e no exterior e como as indústrias podem evitar esses acidentes por meio da implantação de sistemas de gestão de segurança de barragens, a exemplo do que é feito pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais.
rn
A empresa possui duas barragens, Jacuba e do Mosquito, que são utilizadas para disposição do rejeito do processo Caron e acumulação e captação de água para utilização no processo. Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.
rn
Para fazer a gestão dessas estruturas, a empresa conta com profissionais habilitados e capacitados, envolvendo geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (Sigbar). O sistema é utilizado desde 2004 na Votorantim Metais para gerenciar desde as documentações de projeto das estruturas, passando pelos monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.
rn
Serviço
rn
O quê: Palestra “Segurança de Barragens de Contenção”
rn
Quando: 2 de julho (quinta-feira)
rn
Horário: 8h30 às 11h30
rn
Onde: Sede da Secima
rn
Endereço: 11ª Avenida, Qd 94, lt 9/22, s/n, Setor Universitário – Goiânia (GO)
rn
rn
Fonte: Votorantim Metais
Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…
LEIA MAISA Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…
LEIA MAIS