NOTÍCIAS

Brazil Minerals produz ouro em nova unidade de recuperação em Minas Gerais

21 de julho de 0016

A empresa informou que a nova Unidade de Recuperação de Ouro processou 6,8 metros cúbicos de material e produziu 59,1 gramas, cerca de 1,9 onças, de ouro

A Brazil Minerals (BMIX) disse ontem (20) que, em seu primeiro teste, a nova Unidade de Recuperação de Ouro (GRU, na sigla em inglês) processou 6,8 metros cúbicos de material e produziu 59,1 gramas, cerca de 1,9 onças, de ouro, com 96% de ouro que foi derretida em forma de barra.
 
Na semana passada, diz um comunicado divulgado hoje pela mineradora, a GRU foi alimentada por material proveniente da pilha de rejeitos, areia e material da nova área de mineração. “A companhia advertiu que as amostras eram pequenas e que parte do estéril da planta maior tinha alta concentração de ouro. Contudo, os testes levaram a importantes conclusões”, diz a BMIX em nota.
 
Entre essas conclusões, a mineradora cita o fato de que todo material processado na GRU produziu ouro. De acordo com a empresa, isso confirma que a centrifugação é um método eficiente de recuperação para o ouro fino prevalente nas áreas da BMIX, próximas ao rio Jequitinhonha, em Minas Gerais, no município de Olhos D'Água.
 
Em segundo lugar, a companhia diz acreditar que a concentração de ouro por metro cúbico proveniente de material aluvial da nova área de mineração é atraente e mostra economicidade com o uso de mecanização para aumentar a produção. “Os testes vão continuar com mais amostras. O material da nova área de mineração à disposição da GRU é muito grande”, diz em nota.
 
A empresa diz ainda que os custos com diesel, como porcentagem da receita esperada com a venda de ouro nesta semana foi de aproximadamente 1%. “Cálculos internos da companhia mostram que o custo com diesel vai ser de 5% ou menos da receita gerada pelo GRU. No passado, na recuperação de diamantes e ouro na planta grande, o diesel era, de longe, o principal custo operacional”, afirma a BMIX em comunicado.
 
A última conclusão da mineradora é que a GRU, para ter operações contínuas e mais eficazes, precisa ser maior e mecanizada. “O teste usou lavagem e peneiramento manual antes de o material ir para a centrífuga, o que demandou o uso de três trabalhadores e deixou de enviar muito material para a GRU”, diz a nota. A BMIX planeja adquirir ou construir um sistema de peneiramento mas antes pretende fazer mais testes.
 
A BMIX opera no Brasil por meio da Mineração Duas Barras e da RST Recursos Minerais e da BMIX Participações na pesquisa e lavra de ouro, diamantes e materiais de construção.
 
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Anglo American investe na recuperação de nascentes de rios brasileiros e na preservação de matas protegidas

14 de junho de 2021

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…

LEIA MAIS

O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS