NOTÍCIAS

CBMINA: evento reforça interação entre mineradoras e Academia

26 de janeiro de 2021

Evento, 100% online e gratuito – exceto para os minicursos, ocorre nos dias 28 e 29 de abril

Investir em profissionais e nos futuros profissionais para garantir o crescimento da atividade minerária brasileira pode ser uma das alternativas para buscar um futuro mais sustentável e responsável do setor mineral brasileiro. O Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA) se caracteriza por proporcionar às empresas de mineração e às organizações educacionais a oportunidade de apresentarem suas realizações e buscarem o desenvolvimento de novos projetos.

Em 2021 será realizada a 10ª edição do CBMINA, entre os dias 28 e 29 de abril 100% online e gratuito – exceto para os minicursos. Para a engenheira de Minas Talitta Aarão eventos como esse auxiliam os estudantes e profissionais da mineração no intercâmbio de suas ideias, o que agrega conhecimento para a mineração brasileira. Talitta foi uma das vencedoras da última edição na categoria estudante de curso técnico e graduação, em 2018. “Já participei de duas edições e pretendo continuar participando do CBMINA, pois ele contribui para a disseminação de ideias, projetos e informações que vão direcionar o futuro do setor mineral. Para quem trabalha na área ou é estudante, o CBMINA é um importante ambiente para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral”, avalia.

Talitta Aarão, vencedora da última edição do CBMINA na categoria estudante de curso técnico e graduação – crédito: divulgação

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade (DEMIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “O CBMINA tem o foco de estimular o debate técnico da mineração brasileira, de forma a difundir conhecimento sobre os avanços tecnológicos, solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

Prazo para submissão de trabalhos técnicos

As inscrições para a submissão de trabalhos técnicos ao 10º CBMINA estão abertas por meio deste link, são gratuitas e seguem até o dia 15 de fevereiro. Os trabalhos devem abordar temas como:

  •         Barragens de Rejeitos (Tecnologia, Implantação e Gestão)
  •         Controle de Qualidade
  •         Economia Mineral/Avaliação Econômica
  •         Fechamento de Mina·         Geomecânica Aplicada à Mineração
  •         Hidrogeologia (Gestão de Recursos Hídricos e Drenagem)
  •         Meio Ambiente (Controle Ambiental e Recuperação de Áreas Mineradas)
  •         Operações Unitárias (Automação e Outras Tecnologias)
  •         Tecnologia e Inovação na Mineração (Realidade Virtual, Inteligência Virtual e Realidade Aumentada)
  •         Avaliação de Recursos e Reservas Minerais
  •         Planejamento de Lavra
  •         Saúde e Segurança
  •         Ventilação de Mina Subterrânea
  •         Mineração e Sustentabilidade (Biodiversidade e Comunidades)
  •         Mineração e Mudanças Climáticas
  •         Integração da Cadeia de Valor – Mina/Usina

 

Serviço:

CBMINA – Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas
Data: 28 e 29 de Abril de 2021
Local: Belo Horizonte – MG
Mais informações em www.portaldamineracao.com.br/cbmina
Inscrições para submissão de trabalhos: https://portaldamineracao.com.br/cbmina/informacoes-de-inscricao/

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

IBRAM realiza oficina para atualização do guia de planejamento do fechamento de mina

30 de outubro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, em Belo Horizonte (MG), …

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS