NOTÍCIAS

Cinzas de carvão mineral são usadas em pavimentação

19 de fevereiro de 2016

O trabalho foi iniciado em setembro e os primeiros resultados são esperados para março

Além da destinação mais comum, que é a utilização na produção de cimento, as cinzas geradas em usinas termelétricas movidas a carvão podem também vir a ser usadas na pavimentação de vias. O laboratório de mecânica dos pavimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC) estuda essa possibilidade.
 
Os pesquisadores do laboratório, que fica em Fortaleza (CE), sob o comando do professor Jorge Soares, estão investigando os potenciais das cinzas do carvão para reaproveitamento em diferentes áreas, como aterros estruturais, rodovias, blocos de cinza e cal, cerâmicas, materiais para remediação de solos, ou insumo para a construção.
 
A pesquisa está sendo financiada pela Energia Pecém e tem como objetivo dar um destino mais inteligente para o resíduo da queima do carvão mineral nas termelétricas. Para se ter uma ideia, só as termelétricas Pecém I e II e a de Itaqui, no Maranhão, produzem mais de mil toneladas de cinzas por dia.
 
Hoje, os depósitos têm mais de 300 mil toneladas de resíduos armazenados. “Este é um resíduo que fica parado e poderia ter uma utilização. Nosso desafio é encontrar a qualidade mais eficiente para reaproveitamento em grande escala”, disse Soares, professor titular da UFC e que tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em análise e dimensionamento de pavimentos e caracterização mecânica de misturas asfálticas, segundo o website do Departamento de Engenharia de Transportes (DET) da universidade.
 
O trabalho foi iniciado em setembro e os primeiros resultados são esperados para março, principalmente em relação às características particulares dos materiais que compõem as cinzas, que não são homogêneas.
 
Atualmente, as cinzas do carvão mineral que alimentam a usina termelétrica Pecém II, localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), são um importante insumo para a indústria de cimento do Ceará. No ano passado, a termelétrica destinou 24.645 toneladas dessas cinzas para a Companhia de Cimento Apodi e para a Cimentos Votorantim para compor o cimento produzido.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Faltam dois dias para a segunda edição do e-Mineração

14 de junho de 2021

20 mineradoras e centenas de fornecedores do setor mineral já confirmaram a participação na rodada de negócios do e-Mineração: Evento…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS