NOTÍCIAS

Documentário remonta história do minerador Dr. Antunes

20 de dezembro de 2012

rnA capital mineira foi palco de homenagem a um dos principais nomes da indústria mineral do País, Augusto Trajano de Azevedo Antunes. Na noite de quarta-feira (19/12), Belo Horizonte recebeu, na sede da Federaçã

rn

A capital mineira foi palco de homenagem a um dos principais nomes da indústria mineral do País, Augusto Trajano de Azevedo Antunes. Na noite de quarta-feira (19/12), Belo Horizonte recebeu, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o lançamento do documentário Dr. Antunes.

rn

Segundo o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura, é um resgate da história da mineração brasileira. “O propósito inicial foi homenageá-lo e revelar seus valores, qualidades e realizações para que sirvam de modelo aos brasileiros. Precisamos mostrar para as novas gerações os cidadãos que acreditavam no Brasil. Pessoas que exerciam a atividade empresarial com o objetivo de trazer melhoria da qualidade de vida às comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

rn

O filme conta a trajetória do fundador da Sociedade Brasileira de Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês (Icomi) e da Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração (CAEMI), ressaltando sua importância para a indústria brasileira. “O documentário é um sonho de cinco anos. Foi produzido, a partir do apoio do IBRAM, por todos os integrantes da Associação dos Partipantes Ativos, Assistidos e Beneficiários da Fundação CAEMI de Previdência Social / Fundação Caemi de Assistência Social (APAAB/FUNCAEMI), que voluntariamente se apresentaram para fazer este filme”, lembrou Vice-Presidente da APAAB/FUNCAEMI, Antônio Rocha.

rn

Dr. Antunes deu início a um projeto na Amazônia, região ainda hoje pouco explorada, mostrando ao País e à comunidade internacional ser possível aliar, naquela região com grande potencial mineral, a mineração e a responsabilidade socioambiental.

rn

Para o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Olavo Machado Jr., o mineradorestava à frente de seu tempo. “Dr. Antunes é um ícone. Ele é tudo aquilo que todo empresário gostaria de ser, um realizador, uma pessoa com ousadia de pensar grande e que fez parte da história do setor industrial brasileiro”, destacou.

rn

Já o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado Dinis Pinheiro, enfatizou as importantes ações de Augusto Trajano de Azevedo Antunes na melhoria da qualidade de vida das comunidades próximas aos empreendimentos em que trabalhava. “Cabe a nós a responsabilidade de dar sequência à bela história construída pelo Dr. Antunes. O legado dele deve ser uma inspiração para cada um atue de forma a melhorar a vida das pessoas, assim como ele fez”, disse.

rn

Dirigido por Sérgio Santos, o documentário é fruto de um trabalho de compilação de documentos, imagens em vídeo, fotografias e depoimentos, obtidos por colaboradores que trabalharam e conviveram com o Dr. Antunes e nutrem por ele sincera admiração. As próximas cidades a receber o filme serão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Macapá.

rn

 

Fonte: Profissionais do Texto – IBRAM

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia

19 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário de Mineração e Meio Ambiente da Bahia”. O evento será realizado entre…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…

LEIA MAIS