NOTÍCIAS

ENERMIN 2012 coloca Brasil no centro das discussões internacionais sobre gestão de energia na mineração

10 de setembro de 2012

rnSalvador (BA) receberá importantes nomes da mineração e do setor energético mundial, bem como da pesquisa acadêmica, para debaterem os desafios da gestão de energia pelo setor mineral. rnO 2º

rn

Salvador (BA) receberá importantes nomes da mineração e do setor energético mundial, bem como da pesquisa acadêmica, para debaterem os desafios da gestão de energia pelo setor mineral.
 

rn

2º Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012(www.enermin2012.com) será realizado no Brasil, de 10 a 12 de setembro, por iniciativa do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração (www.ibram.org.br). O IBRAM conta com apoio institucional do setor elétrico, representado pela ABIAPE – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (www.abiape.com.br).

rn

 
“Entre os principais fatores que motivam a realização do seminário está o contexto de crescente demanda e necessidades de alto investimento em energia em quase todo o planeta. Em vista disso, a energia é um recurso estratégico para a indústria da mineração, assim como para todos os demais segmentos produtivos”, explica o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que preside o Comitê Executivo do ENERMIN 2012.

rn

 
Nesta segunda edição, o evento abrange temas de grande interesse, como a busca por sustentabilidade na gestão energética, o transporte eficiente dos minerais, o uso de biocombustíveis e a preocupação com as mudanças climáticas e a emissão de gases.
 

rn

“Este é um debate pioneiro no País e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência energética, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável. Buscaremos, no ENERMIN 2012, agregar projetos e ideias de diversos lugares do mundo”, detalha o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura.
 

rn

Segundo o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM e integrante do Comitê Executivo do ENERMIN 2012,Rinaldo Mancin, o evento também será um fórum para avaliar a importância dos bens minerais para o desenvolvimento das fontes alternativas de energia, como as placas solares, as células fotovoltaicas as turbinas eólicas e as baterias de carros híbridos, já que demandam diversos minerais.
 

rn

Para Mancin, o ENERMIN 2012 será o palco ideal para também discutir as fontes alternativas de energia à disposição da indústria da mineração, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.

rn

O intercâmbio de conhecimentos será um dos principais focos do evento, cuja realização tem a parceria da Gecamin– Conferencias para La Minería do Chile, da JKtech SMI Technology Transfer e da Universidade de Queensland, Austrália. Dos 200 estudos acadêmicos inscritos, 60 foram selecionados para apresentações de painéis e sessões técnicas ao longo do ENERMIN 2012. Lateralmente, o evento contará com sessões plenárias e discussões com a participação de entidades e autoridades convidadas.
 

rn

Entre os estudos aprovados na fase de seleção, estão experiências de países como Brasil, Austrália, Chile, Colômbia, Argentina, Irlanda, Suécia, Canadá e do Reino Unido. Os objetos de pesquisa vão desde modelos de gestão energética a análises de desempenho no uso de novas tecnologias. O seminário terá tradução simultânea inglês-espanhol-português.
 

rn

Serviço:
ENERMIN 2012
Data: 10 a 12 de setembro
Local: Hotel Fiesta Bahia Salvador, situado à Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba – Salvador, BA

rn

 

Fonte: Diga Salvador

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Governador do PA e dirigentes do IBRAM e Simineral debatem mineração, transição energética, pauta da COP30 e futuro da Amazônia

19 de maio de 2025

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi recebido hoje (19/5) pelo governador do Pará, Helder Barbalho,…

LEIA MAIS

10º CBMINA: inscreva seu trabalho técnico até 25 de janeiro

10 de dezembro de 2020

Evento reforça interação entre mineradoras e universidades em prol de futuro mais sustentável do setor As inscrições para a submissão…

LEIA MAIS

Gerdau se tornou a única produtora de aço a compor o ICO2, da B3

7 de janeiro de 2021

A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…

LEIA MAIS