NOTÍCIAS

Grupo de cientistas/professores fará experiências ao vivo com minérios para jovens e crianças de todo o país

17 de novembro de 2020

Aprender Ciência, Química, Física de maneira descontraída e divertida – e ainda receber noções de Geologia – é o que prometem os cientistas e professores do projeto Ciência em Show . Eles estarão reunidos para apresentar uma live especial, gratuita pelo Youtube, neste dia 25 de novembro às 19h30. Os cientistas e professores vão fazer experiências com minérios, como os que estão na Tabela Periódica, além de falarem sobre a importância e várias curiosidades sobre os minérios. Para assistir é só clicar neste link: youtube.com/PortaldaMineracaoBrasil.

O espetáculo científico utiliza recursos visuais presentes em peças teatrais, programas de TV para despertar a atenção da audiência. Ele é direcionado para jovens e crianças, mas vai despertar a atenção de muitos adultos, que ainda têm muito a conhecer sobre as características e curiosidades dos minérios, bem como o seu uso para fabricar quase tudo o que consumimos e utilizamos no nosso dia a dia.

A apresentação faz parte da programação da maior feira de mineração organizada no Brasil, há cerca de 40 anos, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020). O evento abriga uma feira de negócios internacional, o Congresso Brasileiro de Mineração, rodadas de negócios entre empresas, apresentação cultural, entre outras atrações. Enquanto o público adulto participa dessa programação, jovens e crianças poderão aprender se divertindo com o Ciência em Show.

“Este espetáculo diverte, gera conhecimento e desperta a atenção dos mais jovens para o universo da mineração. É uma oportunidade para conhecerem mais sobre um setor que está presente no dia a dia, afinal, os minérios são essenciais para a vida humana. Praticamente tudo o que precisamos – do celular ao carro, de nossa casa até os medicamentos – só foi fabricado porque temos acesso a diversos minerais”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organizador da EXPOSIBRAM.

A live do Ciência em Show na EXPOSIBRAM 2020 tem o patrocínio das empresas AngloGold Ashanti e da MRN – Mineração Rio do Norte.

Minérios e algumas curiosidades

Ouro – você sabe que ouro é usado para fabricar joias. Mas também é um minério empregado em vários processos industriais (até na fabricação de celulares). E ainda tem mais: você sabia que ele pode ser comido por nós? Mas não é por isso que você vai sair por aí mastigando ouro.

Ele não enferruja. Foi um dos primeiros metais a serem descobertos pelo homem.

Minérios em geral – calcula-se que habitantes das Américas consumam cerca de 18 mil kg de minerais todo ano. Eles estão nas vitaminas (zinco é um exemplo) até os utilizados para temperar a comida – caso do sal.

Você bebe água, certo? É outro minério. A água mineral é extraída da natureza, em processos industriais semelhantes aos empregados para ferro, níquel e outros.

Celular ‘mineral’ – um dispositivo eletrônico é criado a partir de processos industriais que envolvem mais de 35 minérios: são smartphones, computadores – são fabricados com uso de cobre, zinco, ouro e vários outros. .

Cobre: um importante aliado no combate a vírus e bactérias – Esta informação sempre surpreende. Você sabia que o Cobre destrói vírus e bactérias? A descoberta foi feita pelo médico Victor Burq no século 19, em Paris. Clique para ler mais.

As curiosidades sobre o nióbio – Você sabia que o mastro que sustenta a Bandeira Nacional, que tremula diariamente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), foi construído com aplicação de nióbio? E que um dos cartões postais da capital federal, a Ponte JK, também? Clique e saiba mais.

Sobre o projeto Ciência em Show

Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston conduzem há 18 anos o Ciência em Show evidenciando inovação e tecnologia em projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

Com o Instituto Ciência em Show – ICS, entidade sem fins lucrativos, eles colocam em prática projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência na sociedade brasileira. Segundo eles, a ciência é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e o cidadão que sabe lidar com conceitos científicos básicos tem uma melhora significativa na qualidade de vida, torna-se mais crítico e apto ao empreendedorismo e à inovação.

Sobre a EXPOSIBRAM

A EXPOSIBRAM vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de novembro, 100% virtual, e pretende atrair diversos especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas para debater a evolução tecnológica e as práticas corporativas responsáveis do setor mineral, além da preservação do meio ambiente, a saúde e a segurança de seus trabalhadores e a responsabilidade social junto às comunidades com que se relaciona. As inscrições para visitar a feira internacional de negócios, os estandes dos expositores, e o Congresso Brasileiro de Mineração são gratuitas.

Para participar da EXPOSIBRAM 2020 gratuitamente é preciso fazer inscrição neste link.

Patrocínios e Apoios EXPOSIBRAM 2020

Diversas empresas já associaram sua marca como patrocinadoras: Vale (Diamante), Mosaic Fertilizantes (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro), CMOC Brasil (Prata), Horizonte Minerals (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Serabi Gold (Bronze), Geobrugg (Bronze) e Dassault Systemes (Bronze).

O evento tem o apoio editorial da Revista Eae Máquinas, In The Mine, Brasil Mineral, Revista Amazônia, Nueva Mineria y Energia, Site Notícias de Mineração Brasil, Conexão Mineral,  Brasil Mining Site e International Mining.

Figuram como apoiadores institucionais da EXPOSIBRAM até o momento: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Aço Brasil, Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (ABINAM), Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais (SINDINAM), Federação das Indústrias do Estado do Pará  (FIEPA), Associação Brasileira dos Produtores de Pesquisa Mineral (ABPM), Ministério de Minas e Energia (MME/SGM), Mining Hub, Universidade Federal do Pará (UFPA), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e do Consumidores livres (Abrace), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER) , Associação Brasileira de Engenheiros de Minas (Abremi), Associação Brasileira de Municípios (ABM),  Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC) e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS

CBMINA: especialistas debatem a evolução da legislação de barragens na mineração

3 de maio de 2021

Os métodos de monitoramento e a implantação de medidas de segurança de barragens pelo setor mineral brasileiro avançaram consideravelmente nos…

LEIA MAIS