O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) considera que o embaixador André Corrêa do Lago reúne as qualidades e competências necessárias para presidir a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Segundo o diretor-presidente do Instituto, Raul Jungmann, Corrêa do Lago conseguirá superar o desafio de “conduzir as discussões de alto nível naquela que será a COP mais importante dos últimos anos, a oportunidade para os países resolverem impasses que permitam reverter o agravamento da emergência climática”.
Raul Jungmann diz que a conferência irá abrir espaço para avaliar o papel preponderante da mineração industrial nos esforços globais voltados a acelerar a transição energética. Isso porque os minérios são essenciais para desenvolver novas tecnologias e equipamentos para a energia limpa. Essa relação crucial entre minérios e clima é, inclusive, reconhecida pelo presidente da COP30.

Embaixador André Aranha Corrêa do Lago – crédito: divulgação
Em novembro, o embaixador, responsável pela Secretaria do Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, esteve a sede do IBRAM, em Brasília, para participar do evento de balanço das ações do IBRAM em 2024. Corrêa do Lago, declarou, na ocasião, que a COP30 “será uma extraordinária oportunidade para o Brasil” mostrar ao mundo suas qualidades e perspectivas relacionadas às questões climáticas, entre as quais, a capacidade de produzir os minerais críticos e estratégicos que o mundo demanda em grande quantidade. A mineração do Brasil tem condições de ser inserida “entre as mais sustentáveis do mundo” nas discussões da COP30. Raul Jungmann acrescenta que o IBRAM e seu acervo técnico estão à disposição do embaixador e equipe para o desenvolvimento da pauta da conferência do clima.
O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…
LEIA MAISAção vai até 18 de julho. Mineradoras, inclusive não associadas ao IBRAM, podem informar voluntariamente dados referentes aos 12 grandes…
LEIA MAISA Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 29 de abril, a norma ABNT NBR 17233:2025 – Minérios de…
LEIA MAIS