Em parceria com o DNPM e a EAGU, evento será realizado em Brasília (DF), em novembro de 2015rnO Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br) promoverá, entre os dias 10 e 13 de novemb
rn
O objetivo principal do Congresso é traçar um panorama atual do setor de mineração, assim como proporcionar aos presentes uma visão ampla da mineração internacional e de temas jurídicos que envolvem a atividade no Brasil e nos demais países do mundo. Durante o evento, serão debatidos ainda conceitos legais e avaliadas interpretações e posicionamentos da justiça brasileira, além dos entraves para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor. Terão destaque assuntos que têm gerado repercussão no Poder Judiciário e que precisam de uma rápida solução.
Para o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, a realização desse tipo de evento é de extrema importância para proporcionar discussões fundamentais para a mineração brasileira. “Essa troca de conhecimentos é, sem dúvida, muito benéfica para o setor e promove uma grande interação entre as carreiras jurídicas e aquelas ligadas ao setor mineral, que pode auxiliar na determinação de caminhos conjuntos, que imprimam mais celeridade à prestação dos serviços e uma maior segurança jurídica às relações”, completa.
Conheça a programação
Os principais temas da programação já estão definidos. O evento terá início na terça-feira (10/11), às 18 horas, com a cerimônia de abertura, seguida por uma conferência e um coquetel.
Na quarta-feira (11/11), o Congresso terá início às 9h com o painel “Responsabilidade Civil da Mineração no Âmbito dos Tribunais Superiores”, seguido por “Uso de Recursos Hídricos e Crise Energética”. No período da tarde serão realizadas quatro oficinas de trabalho, com os seguintes temas: “Água Mineral (consumo humano, terapêutico, balneário)”; “Rochas Betuminosas/ Xisto”; “Incentivos e Desoneração à Mineração (pequenas empresas, junior companies, exportação)” e “Propriedade e Gestão do Produto da Lavra”.
Já na quinta-feira (12/11), a programação começa com o painel “Licenciamento Ambiental e Cavernas”, seguido por “Novo Marco Regulatório da Mineração”. No período da tarde serão promovidas as seguintes oficinas: “Gestão de Resíduos na Mineração”, “Questões Trabalhistas na Mineração”, “Reserva Legal / Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Servidão Mineral” e “Conflito de Atividades e Bloqueio de Áreas”. Para o último dia do evento, sexta-feira (13/11) está prevista a realização de visita técnica uma mina próxima a Brasília.
rn
rn
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
Documento que traz declaração pública de transformação e evolução dos compromissos da indústria minerária com a sustentabilidade entra em fase…
LEIA MAISO diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…
LEIA MAISEm pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…
LEIA MAIS