Seminário em Belo Horizonte abordará diversos temas, como regulação; padrões globais e gestão das estruturas de disposição de rejeitos; gestão de riscos; alternativas para disposição de rejeitos, e Planos de Ação de Emergência
Os avanços e novos rumos da gestão de estruturas de disposição de rejeitos da mineração serão discutidos nos dias 2 e 3 de julho por um grupo de especialistas e autoridades, brasileiras e estrangeiras, no Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024. Ele será organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Belo Horizonte (MG). As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
A proposta é compartilhar informações e conhecimento técnico sobre as estruturas de disposição rejeitos, de água e os desafios diante dos cenários de mudanças climáticas. O evento também compartilhará os avanços do setor mineral na gestão operacional e, em especial, na questão da segurança. Dois especialistas estrangeiros serão keynote speakers: Priscilla Nelson, Professora, Diretora de E&O do Centro de Rejeitos, Colorado School of Mines – ela falará sobre “Padrões globais e a gestão de riscos nos processos e negócios da mineração no mundo”, no dia 2/7 às 11h30; Michel Julien, VP: Environment & Critical Infrastructures, Agnico Eagle Mines Ltd. – ele falará sobre o tema “Futuro da disposição de rejeitos: empilhamentos e outras alternativas”, no dia 3/7, às 11h. Consulte a programação.
Em 20/6 o IBRAM reuniu a imprensa nacional e estrangeira para reportar avanços na gestão das estruturas de disposição de rejeitos e reportar o processo de descaracterização de barragens construídas pelo método ‘a montante’. De um total de 74 barragens a montante em 2019, restam 52 que estão em processo de descaracterização, e não há pessoas em localidades onde há barragens de mineração em situação de alto risco. A expectativa é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027. “Transparência é obrigatória para que todos acompanhem e compreendam os esforços do setor mineral para contar com operações mais seguras”, afirma Raul Jungmann.
Conheça as personalidades e especialistas do seminário
A abertura do seminário terá a participação de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil e presidente do Conselho Deliberativo do IBRAM; de Reuber Koury, diretor técnico de Projetos da Samarco; de Fernando Azevedo e Silva, vice-presidente do Instituto. Raul Jungmann, diretor-presidente participará da programação do segundo dia (3/7). Coordenam o seminário, pelo IBRAM, Julio Cesar Nery Ferreira, diretor de Sustentabilidade, e Aline Leite Nunes, gerente de Assuntos Minerários.
Também constam da programação, entre outras autoridades e especialistas, Luiz Paniago, superintendente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial / Engª Hidróloga – Serviço Geológico do Brasil; Carlos Eduardo Ferreira Pinto, promotor do Ministério Público de Minas Gerais. Consulte a relação de participantes clicando aqui.
O Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024 conta com o patrocínio de Samarco e Vale (categoria Bronze); H&P e Hexagon (categoria Painel).26
Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…
LEIA MAISA Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…
LEIA MAISO 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…
LEIA MAIS