Autoridades e técnicos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul assinaram nesta segunda-feira (24), durante o Seminário Panorama Energético e o Carvão Mineral, um documento que solicita aos governos dos dois estados apoio
Autoridades e técnicos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul assinaram nesta segunda-feira (24), durante o Seminário Panorama Energético e o Carvão Mineral, um documento que solicita aos governos dos dois estados apoio à produção do carvão mineral para o uso na matriz energética do país. Juntos, os dois estados detêm 99,7% das reservas do minério no Brasil.
rn
Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa de SC, que sediou o evento, o documento pede a criação e implantação de Política Pública de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável da Indústria do Carvão Mineral para os dois estados.
rn
Além disso, o documento sugere a criação, em Santa Catarina, de uma assessoria institucional vinculada ao governo do Estado e formada por uma equipe técnica para atendimento ao setor de mineração em geral. Uma estrutura similar já funciona junto ao governo gaúcho.
rn
As palestras do seminário abordaram aspectos da produção do carvão mineral acerca de sua importância para a produção de energia elétrica e como propulsora da economia no Sul do país com a geração de empregos e receitas, além de aspectos ambientais e da saúde e segurança do trabalhador.
rn
Momento para aprofundar o debate sobre o tema
rn
O seminário do carvão foi uma promoção dos Parlamentos catarinense e gaúcho, que possuem frentes de apoio ao uso do mineral. Sindicatos da Indústria e a Associação Brasileira do Carvão Mineral também apoiaram o evento e foram signatários do documento, ao lado dos deputados.
rn
— Este foi um momento de aprofundarmos o debate sobre o tema, sua importância econômica e para a produção de energia de que o Brasil tanto precisa — destacou o deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
rn
O evento também contou com a participação do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), de prefeitos e vereadores dos dois estados e de deputados estaduais e federais, como o deputado estadual Valmir Comin (PP), presidente da Frente Parlamentar Catarinense de Defesa do Carvão Mineral, e os deputados federais Esperidião Amin (PP), Edinho Bez (PMDB) e Ronaldo Benedet (PMDB).
rn
rn
Fonte: Portal Vitrine
A publicação aborda projetos, planos, estudos e ferramentas adotadas por associadas do IBRAM, cujas soluções ampliadas abrangem o universo ESG,…
LEIA MAISRevista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…
LEIA MAISFomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAIS