rnDe acordo com relatório da Unctad (organização das Nações Unidas para o Comércio), recém-divulgado, a produção mundial de minério de ferro alcançou 1.92 bilhão de t
rn
De acordo com relatório da Unctad (organização das Nações Unidas para o Comércio), recém-divulgado, a produção mundial de minério de ferro alcançou 1.92 bilhão de toneladas em 2011 e os novos projetos que iniciaram produção a partir de maio do ano passado acrescentaram 125 milhões de toneladas à capacidade instalada de produção. A Austrália manteve sua liderança de produção, com 12.7% do total, seguida pelo Brasil, com 5,1% e pela China, que respondeu por 2.1%. Na Índia, que é outro importante produtor, a produção caiu 7.5%, para um total de 196 milhões de toneladas em 2011. O comércio internacional de minério de ferro, no ano passado, somou 1,1 bilhão de toneladas, sendo que as exportações dos países em desenvolvimento responderam por 49,5% do total. Desde 2002, as exportações destes países cresceram 104.8%. As importações de minério de
rn
ferro pela China, que atualmente é o maior consumidor, aumentaram 11% em 2011 e alcançaram 686.7 milhões de toneladas. A China respondeu por 60,1% do total das importações mundiais do insumo. As projeções da Unctad indicam que 796 milhões de toneladas em novas capacidades entrarão em produção entre 2012 e 2014, elevando a capacidade de produção mundial para mais de 2,7 bilhões de toneladas, caso as minas atualmente em operação mantenham os seus níveis de produção.
rn
Fonte: Brasil Mineral
Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…
LEIA MAISA publicação aborda projetos, planos, estudos e ferramentas adotadas por associadas do IBRAM, cujas soluções ampliadas abrangem o universo ESG,…
LEIA MAISProdutores, consumidores, clientes e prestadores de serviços relacionados ao Setor Mineral Brasileiro reuniram esforços para desenvolver e atualizar normas técnicas…
LEIA MAIS