NOTÍCIAS

MME viabiliza investimentos em dutos para movimentação de minérios

13 de maio de 2022

OMinistério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta quarta-feira (11/05), a Portaria Normativa nº 44/GM/MME/2022, que atualiza os procedimentos para enquadramento de projetos de minerodutos no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI).

A integração dos minerodutos no REIDI suspende a incidência das contribuições para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Com isso, a medida promove custos finais competitivos de transporte e potencial redução no preço de mercadorias e serviços, além da geração de empregos diretos e indiretos.

Os minerodutos representam uma alternativa a atual limitação da infraestrutura do transporte de cargas, evitando sobrecarga e deterioração das rodovias. Além disso, traz vantagens à eficiência energética, em termos de potência por tonelada transportada. Os dutos também promovem a redução do consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeitos estufa.

Desde 2009, o MME enquadra projetos de minerodutos para habilitação no REIDI, suspendendo a incidência das contribuições para o PIS, de 1,65%, e a COFINS, de 7,6%, sobre as receitas decorrentes das aquisições destinadas à utilização ou incorporação em obras de infraestrutura destinadas ao seu ativo imobilizado. Segundo o Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral (DTTM) da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do MME, em 2021, aproximadamente 8% da produção de minério de ferro e 30% da produção de bauxita foram transportadas por minerodutos enquadrados no REIDI.

De acordo com a portaria, o requerimento de enquadramento será apresentado à Agência Nacional de Mineração (ANM) para análise da adequação da solicitação aos termos da legislação aplicável ao REIDI, assim como a conformidade dos documentos apresentados. O processo de enquadramento de projeto de mineroduto se inicia com o preenchimento do formulário eletrônico do SREIDI-MIN.

O REIDI é uma política pública de incentivo direto às empresas que tenham projetos aprovados para implantação de obras de infraestrutura nos setores de transportes, portos, energia, saneamento básico e irrigação. Para dar transparência ao REIDI, o MME disponibilizou o Sistema de Regime Especial de Incentivo para o Desenvolvimento da Infraestrutura de Mineroduto (SREIDI-MIN).

Acesse a Portaria Normativa nº 44/GM/MME/2022.

Acesse o formulário eletrônico do SREIDI-MIN.

 

Fonte: MME

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale celebra recepção ao visitante 100 mil do Programa de Visitas Vale Conhecer ?

3 de dezembro de 2018

A Vale celebrou no dia 27 de novembro a recepção ao vi?sitante 100 mil, dentro do seu?Programa de Visitas Vale…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS