NOTÍCIAS

Ourominas apresenta soluções inovadoras para mineradoras durante o WMC 2016

18 de outubro de 2016

Empresa se consolida como prestadora de serviços de mineração, que vão da análise do ouro à exportação do metal, durante um dos principais eventos internacionais do setor

Empresa se consolida como prestadora de serviços de mineração, que vão da análise do ouro à exportação do metal, durante um dos principais eventos internacionais do setor
 
A Ourominas, empresa que atua na comercialização de ouro e moedas estrangeiras, consolida-se como prestadora de serviços inovadores na área de mineração de ouro, durante o World Mining Congress 2016 – 24º Congresso e Exposição Mundial de Mineração, que acontece entre os dias 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Para conferir agilidade ao negócio das mineradoras de ouro, a Ourominas oferece um conjunto de soluções de apoio técnico e logístico que incluem análise do minério no local de extração, transporte do produto, compra, refino, planejamento tributário e financeiro e exportação do metal. Estes serviços facilitam a gestão do negócio das mineradoras e reduzem seus custos.
 
O serviço de análise do minério na própria mina, por uma equipe capacitada, proporciona facilidade e conveniência para as mineradoras. Empresas dos principais estados produtores – Pará, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais –, que antes levavam o minério para ser aferido nos principais centros urbanos, em uma operação que pode durar vários dias, podem contar agora com a pré-análise da Ourominas no local de produção, reduzindo os gastos com transporte.
 
Outro serviço prestado pela Ourominas é a compra da mercadoria para a exportação logo após a realização da pré-análise. De acordo com Aquiles Salerno, diretor de operações de ouro da empresa, essa prática aumenta a capacidade de giro do capital e facilita a administração do fluxo de caixa das mineradoras.
 
Por ser uma empresa de comércio exterior, a Ourominas dispõe de todas as vantagens tributárias vinculadas à exportação da mercadoria, tais como isenção do ICMS, PIS, Cofins IPI, entre outros. E, no caso da importação, oferece o melhor custo-benefício para a compra de maquinário no exterior. “Temos condições de estender os benefícios tributários de importação e exportação aos nossos clientes porque somos uma empresa de exportação”, observa Salerno.
 
Para auxiliar o cliente na busca pela competitividade, a Ourominas faz um estudo de todas as atividades logísticas existentes na região e oferece à mineradora a melhor operação, com seguro internacional. “A Ourominas consegue proporcionar o transporte de maneira rápida e segura porque possui parceria com diversas empresas de agenciamento de carga, tanto no Brasil, como no exterior”, comenta Salerno.
 
Na área industrial, a empresa oferece solução que visa o aumento da produtividade e a redução de custos. Trata-se do serviço de laudos de análise, além das práticas de purificação e refino do ouro. Com a mais alta transparência, a Ourominas prepara o minério para os padrões do mercado internacional, para venda de ouro bruto (bullion doré) e lingote (24k).
 
Essa atuação da Ourominas garante aos clientes os benefícios de uma empresa de alcance internacional, e, por outro lado, possibilita a eles negociarem com um parceiro próximo e conhecedor da estrutura econômica, fiscal e aduaneira, o que facilita a comercialização dessas mercadorias.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e ABSM promovem workshop sobre gestão de riscos de barragens na mineração

8 de abril de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABSM)…

LEIA MAIS

IBRAM promove 1º Workshop para a Cadeia Produtiva do Setor Mineral com foco em novos negócios

2 de maio de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, na última quarta-feira (30), em sua sede em Belo Horizonte (MG), o 1º…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS