NOTÍCIAS

Programa Crescer impulsiona empreendedorismo em Barcarena

5 de abril de 2017

A iniciativa tem como parceiros o Banco da Amazônia e OSCIP (Sociedade Civil de Interesse Público) Amazônia Florescer

Ampliar os negócios e oferecer serviços e produtos de qualidade e um atendimento com excelência. Esse é o sonho que 24 microempreendedores estão realizando em Barcarena por meio do Crescer, programa idealizado pela Imerys, mineradora que atua com caulim no Pará, que tem como objetivo investir no desenvolvimento de pequenos comerciantes por meio de capacitação educacional e acesso a microcrédito. A iniciativa tem como parceiros o Banco da Amazônia e OSCIP (Sociedade Civil de Interesse Público) Amazônia Florescer.
 
Na primeira fase do programa, os empreendedores estão participando do curso "Gestor de Empresas”, realizado em seis módulos: atendimento ao cliente, técnicas de vendas, práticas administrativas, práticas de recursos humanos, empreendedorismo e práticas tributárias, fiscais e escrituração eletrônica. O curso, que ocorre na Casa Imerys de Vila do Conde, tem carga horária de 120 horas e certificação com reconhecimento nacional.
 
Nivaldo Figueiredo atua há quatro anos na atividade de peixeiro. Ele revela que o curso Gestor de Empresas foi um divisor de águas para os seus negócios. “Fiquei muito feliz com a oportunidade e vi que não sabia muita coisa e que podia melhorar bastante minha peixaria. Estou fazendo a padronização do espaço, com pequenas reformas e com a aquisição de novas tábuas de corte para o peixe. A ideia é modernizar, cada vez mais, o empreendimento”, afirma.
 
A vendedora de roupas e artesanato Gisele Firmino conta que tinha grande dificuldade em gerenciar os negócios e que nunca via os lucros. “A partir da capacitação, entendi que o meu problema era falta de planejamento. Agora tenho uma planilha em que anoto todas as saídas e entradas. Não me perco mais. Também aprendi a tratar melhor as pessoas, fidelizando uma clientela. Sonho em ser uma grande empreendedora”, declara. 
 
Ao final da qualificação, os empreendedores passarão para a segunda fase do programa quando serão beneficiados com o repasse do microcrédito no valor de até R$ 15 mil reais.
 
“Ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo e promove a capacitação, o programa estimula a geração de renda nas comunidades e contribui para as mudanças sociais em Barcarena”, avalia Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale cria Diretoria de Investimento Social

10 de dezembro de 2018

Hugo Barreto, ex-secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, será o responsável pelos projetos sócio-culturais da empresa e pela Fundação Vale A…

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS