NOTÍCIAS

Rio Tinto planeja cortar US$7 bilhões em custos e aumentar produção de minério de ferro

29 de novembro de 2012

rnA Rio Tinto planeja cortar 7 bilhões de dólares em custos nos próximos dois anos e vender mais ativos para compensar os baixos preços de commodities, mas quer aumentar a produção do lucrativo negócio

rn

A Rio Tinto planeja cortar 7 bilhões de dólares em custos nos próximos dois anos e vender mais ativos para compensar os baixos preços de commodities, mas quer aumentar a produção do lucrativo negócio de minério de ferro.

rn

A companhia é a única fabricante global que não reduziu os planos de expansão em minério de ferro, ao destinar 21 bilhões de dólares para aumentar a capacidade de produção na Austrália investindo em minas, portos e ferrovias.

rn

No entanto, assim como as concorrentes, a segunda maior produtora mundial de minério de ferro, depois da Vale, vem cortando custos, revendo projetos e desativando minas de carvão na Austrália pelo baixo preço da commodity, além dos crescentes custos e do dólar australiano valorizado.

rn

“Para mim, a pauta para este ano, o próximo e provavelmente depois (…) terá sempre a ver com controle de custos”, afirmou o presidente-executivo Tom Albanese a jornalistas, antes de encontro com investidores.

rn

A companhia pretende reduzir até o fim de 2014 mais de 5 bilhões de dólares em gastos com operações e suporte e cortará 1 bilhão de dólares em exploração e avaliação de projetos no fim de 2012 e ao longo de 2013.

rn

Muitos dos cortes serão em carvão e alumínio, disse o executivo, acrescentando que os custos de suporte na Austrália se tornaram os mais altos do mundo, enquanto há cinco anos estavam entre os mais baixos.

rn

Também está nos planos da Rio Tinto reduzir em 1 bilhão de dólares os gastos com operações de suporte em 2013.

rn

 

Fonte: Estadão

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Setor produtivo lança manifesto pela derrubada de veto que isenta imposto seletivo nas exportações de minerais extraídos

11 de junho de 2025

Coalizão da indústria alerta parlamentares sobre equívoco jurídico e econômico da tributação na exportação de bens minerais e defende que…

LEIA MAIS

IBRAM busca apoio com a senadora Tereza Cristina para reintroduzir a mineração ao texto do PL 2159/2021, sobre licenciamento ambiental

21 de junho de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS