Ao incorporar princípios de circularidade em seus processos e produtos, o setor de mineração pode não apenas apoiar a construção de um futuro Net-Zero, mas também gerar novas oportunidades econômicas para comunidades ao redor do mundo.
No dia 15 de maio, das 15h às 18h (horário local), durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), o International Council on Mining and Metals (ICMM), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a Vale, a Circle Economy, o Ministério das Relações Exteriores da Finlândia e a Mining Finland se unirão a líderes globais para debater como o setor de mineração e metais pode acelerar a transição energética, protegendo simultaneamente o clima e a natureza. O evento será realizado em formato híbrido (presencial e online) e contará com tradução simultânea para português e espanhol. Inscreva-se para o evento aqui.
Na sessão de aceleração intitulada “Maximizando a contribuição do setor de mineração para a transição energética”, especialistas de diferentes elos da cadeia de valor dos metais — incluindo os setores de mineração, automotivo e de energias renováveis — discutirão como soluções circulares podem transformar resíduos em recursos valiosos.
O painel reunirá representantes de toda a cadeia de valor de metais e minerais, incluindo consumidores finais, para debater como esses materiais essenciais podem ser produzidos, reutilizados e reaproveitados de forma sustentável, alinhando-se às demandas da transição energética.
Especialistas da sociedade civil, do setor privado e representantes governamentais liderarão um debate aberto sobre como impulsionar a “Mina do Futuro”, com menor impacto ambiental e pegada de carbono reduzida.
Programação
Palestrantes:
Palestrantes confirmados
Samuel Chrysostomo
Diretor de Vendas de Produtos, Serviços de Ciclo de Vida – Beneficiamento, Desaguamento e Hidrometalurgia
Rafaela Guedes
Senior Fellow
Izabella Teixeira
Conselheira e chair do Programa de Transição Climática e Sustentabilidade do CEBRI, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU e ex-Ministra do Meio Ambiente
Saulo Rezende
Engenheiro de Inovação.
Dois novos jumbos, com investimento de R$ 10 milhões, foram adquiridos para operações de Minas Gerais Cerca de R$ 10…
LEIA MAISO IBRAM recebeu, em sua sede, em Brasília, uma missão representativa do Estado de Perak, organizada pela embaixada da Malásia….
LEIA MAISO setor mineral brasileiro estará reunido nos próximos dias 5 e 6 de julho para compartilhar os desafios, entraves, novidades…
LEIA MAIS