NOTÍCIAS

Sindirochas celebra 45 anos e lança livro sobre os 60 anos do setor de rocha

11 de junho de 2018

Os 45 anos do Sindirochas foram comemorados com bolo e champanhe no sábado, 09 de junho, no estande da instituição, durante a Vitória Stone Fair. O presidente Tales Machado reuniu associados, amigos e colaboradores para celebrar o momento. Durante a comemoração, houve o lançamento oficial do livro “Rochas do Espírito Santo: 60 anos fazendo história”.

A obra é um projeto do Sindirochas em comemoração aos 60 anos da extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo. O livro conta com textos de Claudia Sabadini, Fernando Gomes e Marcelo Grillo e reúne depoimentos, fotografias e fatos que gravaram em rocha sólida a história de pioneirismo, desafios e vitórias do setor de rochas ornamentais capixaba que se tornou o maior mercado produtor do segmento no Brasil e uma referência mundial projetando o nome do Espírito Santo nos quatro cantos do planeta como produtor de belezas naturais e de qualidade produtiva.

Segundo Tales Machado a publicação é de suma importância para a história do setor. “O livro é um justo registro para que não se perca no tempo aqueles que fizeram e fazem do setor de rochas ornamentais capixaba uma potência que honra o país e traz desenvolvimento com responsabilidade socioeconômica”, celebra.

45 anos do Sindirochas

O sindicato patronal nasceu oficialmente em 1973. Sua criação foi fruto do trabalho persistente dos pioneiros do setor, tendo à frente o empresário Paschoal Araújo, que foi seu primeiro presidente. A data representa uma vitória para aqueles que, desde o final da década de 1950, acreditaram no potencial de desenvolvimento das atividades relacionadas à extração e ao beneficiamento da riqueza mineral da região Sul do Espírito Santo.

Com a implantação do Sindirochas, o setor ganhou um instrumento legítimo para unir forças, enfrentar os desafios e criar a plataforma de seu desenvolvimento, alavancando também o dinamismo de toda a economia da região e, posteriormente, do Espírito Santo. “Nesses 45 anos de trajetória, o Sindirochas buscou cumprir, a cada momento, seu papel de indutor da evolução e do crescimento do setor”, afirma presidente da instituição, Tales Machado.

Ao longo dos anos, o sindicato patronal venceu batalhas, expandiu sua infraestrutura e ampliou sua presença institucional. Com profissionalismo, seriedade e transparência, contribuiu para os avanços tecnológicos, trabalhistas, ambientais e sociais das empresas associadas e, consequentemente, de toda a cadeia produtiva de rochas ornamentais.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



As conexões entre os fatos de hoje e as tecnologias de amanhã

14 de janeiro de 2019

Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…

LEIA MAIS

IBRAM recebe diretoria da PLS para discutir o setor de minerais críticos

19 de março de 2025

Crédito: Divulgação O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, na terça-feira, 18 de março, em sua sede em Brasília (DF),…

LEIA MAIS

Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS