NOTÍCIAS

EXPOSIBRAM 2013 debate investimento em sustentabilidade e desenvolvimento

23 de julho de 2013

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a EXPOSIBRAM 2013, evento que reúne a Exposição Internacional de Mineração

rn

Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belo Horizonte (MG), a EXPOSIBRAM 2013, evento que reúne a Exposição Internacional de Mineração e o 15º Congresso Brasileiro de Mineração. Com o tema “Mineração: Investindo em sustentabilidade e desenvolvimento”, cerca de 2 mil congressistas irão debater as perspectivas da mineração nacional e internacional. Os terão a participação de setenta especialistas de dez países.

rn

No primeiro dia, segunda-feira (23), o tema será os rumos, desafios, tendências e oportunidades do setor mineral. O jornalista William Waack mediará o debate que contará com a participação Vice-Presidente Sênior das Américas da AngloGold Ashanti, Hélcio Guerra; Diretor-Presidente da Samarco Mineração e Presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ricardo Vescovi Aragão; e do Presidente da Anglo American Níquel, Walter De Simoni.

A programação de terça-feira (24) reunirá especialistas internacionais para analisar os cenários da economia mineral para os próximos anos. Participarão deste painel: Magnus Ericsson, da empresa sueca Raw Materials Group, Paul Robinson, Diretor de Multi-Commodities da CRU Group, e Ronaldo Valiño, sócio da PriceWaterhouseCoopers Brasil.

Essa sessão plenária será moderada pelo Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS-SP). Em seguida o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, ministrará uma palestra sobre as “Perspectivas para mineração brasileira nas próximas décadas”.

No mesmo dia, o congresso apresentará o painel “Planejamento para Fechamento de Mina: desmistificando e tornando realidade”. O assunto é entendido como um instrumento de planejamento territorial e uma excelente ferramenta para a construção do diálogo e participação das comunidades e governos nos projetos de mineração. Participarão deste debate Jeff Parshley, Diretor de Fechamento de Mina da SRK, e Luis Enrique Sánchez, Professor da Universidade de São Paulo (USP). Hernani Mota de Lima, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), será o moderador.

Mark Cutifani, Presidente da Anglo American, vai ministrar a Palestra Magna “Contribuição da Mineração para o desenvolvimento sustentável: o papel de uma moderna mineradora global”.

O terceiro dia de evento, quarta-feira (25), começará com a Sessão Plenária “Evolução nos modelos regulatórios da mineração no mundo: lições aprendidas”. Harry Robinson, Líder Global de Indústria Mineral da Mckinsey & Company, vai palestrar sobre o tema “Lições aprendidas na análise dos últimos movimentos globais em regulação do setor mineral”.

Em seguida, o presidente da Associação Mineira do Canadá, Pierre Gratton, mostrará os desafios enfrentados pelas empresas canadense em investimentos externos, no contexto de mudanças nos marcos regulatórios da mineração. Para fechar o debate o ex-ministro de Energia e Minas do Peru, Hans Flury, apresentará um panorama sobre o marco regulatório da mineração no Peru e seus resultados na atração de investimentos.

O Congresso também vai exibir o painel “Interface mineração & mercado global de aço: o presente e o futuro”. Nele, Sigurd Mareels, da McKinsey & Company, falará sobre a perspectiva global do mercado de aço. O debate também terá a participação de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho do Grupo Gerdau e da Câmara de Gestão e Competitividade do Governo Federal, que vai mostrar os desafios da mineração e siderurgia no Brasil.

O novo Marco Regulatório da Mineração brasileira será tema de um painel específico sobre o tema. Entre os participantes do debate estão: Guilherme Simões Ferreira, gerente-geral Jurídico da Votorantim Metais e coordenador da Comissão Jurídica do Ibram, Marconi Tarbes Vianna, o conselheiro titular do Conselho Diretor do Ibram e diretor Operacional de Ferrosos da Vale, e o deputado federal a ser nomeado Relator do Projeto de Lei do novo Marco Regulatório da Mineração na Câmara dos Deputados. Marcelo Ribeiro Tunes, diretor de Assuntos Minerários do Ibram, será o mediador.

No último dia, quinta-feira (26), o 15º Congresso Brasileiro de Mineração apresentará a Sessão Plenária “Agrominerais: como superar a crescente demanda por insumos externos?”, com a participação de Roger Downey, Diretor Executivo da Vale Fertilizantes, Eduardo Ledsham, presidente da B&A Mineração, e Carlos Nogueira da Costa Júnior, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. A senadora Kátia Abreu (PSD- TO) vai mediar o debate.

Em seguida, será a vez da Palestra Magna “Brasil: onde estamos e para onde vamos?”, que terá a presença de Eduardo Giannetti da Fonseca, Economista e Cientista Social, Professor do Ibmec e membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp.

O último Painel do evento terá o tema “Mineração: como chegar às Bolsas de Valores”, que trará informações sobre o funcionamento das bolsas de Toronto e Vancouver, além das iniciativas em curso na Bovespa. Estarão presentes: Laurel Petryk, do McMillan´s Mining Group, Cristiana Pereira, Diretora de Desenvolvimento de Empresas da BMF&Bovespa, e Miguel Antônio Cedraz Nery, Gerente de Projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que será o moderador do Painel.

Durante o Congresso, os participantes poderão conferir programações paralelas, como palestras técnicas e lançamentos de publicações.

A Exposibram 2013 tem o patrocínio das companhias Vale, Anglo American, AngloGold Ashanti, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Samarco, Votorantim Metais, Geosol, Ernst & Young Terco e Gerdau – e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemig.

Anglo American (Patrocinador Diamante),AngloGold Ashanti (Patrocinador Ouro), Samarco (Patrocinador Ouro), Geosol (Patrocinador Bronze) e Ernst & Young Terco (Patrocinador Bronze).

O evento conta ainda com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Figuram como apoiadores institucionais: Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (ANEPAC), China Mining, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Secretaria de Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Belotur).

Apoiam editorialmente a Exposibram o site Notícias de Mineração Brasil e as seguintes publicações: Revista Areia & Brita, Revista Brasil Mineral, Revista EaeMáquinas, Site Engenharia de Minas News, E&MJ – Engineering and Mining Journal, Equipo Minero (Mining Media), Site InfoMine, Revista In The Mine, Revista Minérios & Minerales, Revista Escola de Minas – REM, Nueva Mineria y Energia, Revista Mineração & Sustentabilidade, Horizonte Minero, Revista M&T, Panorama Minero, Revista Rocas y Minerales, Boletim SINDAREIA e Revista Tracbel Magazine TB.

rn

A programação atualizada pode ser acessada em www.exposibram.org.br.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

IBRAM abre edital para seleção de minicursos na EXPOSIBRAM 2025

25 de março de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) iniciou o processo de seleção de propostas para minicursos que serão realizados durante a…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia posicionamento da mineração sobre mudanças climáticas

18 de outubro de 2021

No encerramento da EXPOSIBRAM 2021, na noite da última 5ª feira (7/10), o diretor do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS