O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura esteve, juntamente com o Diretor de Assuntos Institucionais, Walter Alvarenga, em reunião
O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura esteve, juntamente com o Diretor de Assuntos Institucionais, Walter Alvarenga, em reunião com o Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na tarde de ontem (12/06). O encontro foi realizado na Presidência do Senado Federal e contou também com a presença do Deputado Federal Luiz Argôlo (PP-BA).
rn
A visita de cortesia teve início com uma breve apresentação do cenário do setor mineral realizada por Fernando Coura. “Estamos satisfeitos em saber que as discussões sobre o novo Marco Regulatório chegarão ao Congresso na forma de projeto de lei. Em nossa visão, essa é a forma mais correta e democrática de tratar um tema tão relevante para todo o Brasil”, pontuou. Além disso, lembrou a importância de o novo marco vir a contemplar três pontos principais: segurança jurídica, respeito aos contratos e manutenção da atratividade para o setor mineral.
rn
Entre os dados apresentados pelo IBRAM ao Presidente do Senado, está a importância do setor mineral para o superávit da balança comercial, assim como para a interiorização do desenvolvimento do País e a geração de empregos. “Apesar de Minas Gerais ser o maior estado minerador, percebemos uma expansão da atividade em todo o Brasil. Isso torna ainda mais necessário que os pontos referentes ao setor sejam tratados e discutidos com toda a sociedade, já que a maioria das cidades no País possui pelo menos alguma atividade mineradora”, afirmou Fernando Coura.
rn
Com as estatísticas apresentadas pelo IBRAM, o Senador teve acesso a números que demonstram que o setor mineral está em declínio e recebendo menos investimentos internacionais, principalmente por conta da insegurança jurídica. “Nos últimos dez dias estive reunido com grandes investidores internacionais com o objetivo principal de mostrar que o Brasil é um país sério, que respeita os contratos e que somos um Estado Democrático de Direito”, disse o dirigente.
rn
Além disso, Renan Calheiros foi oficialmente convidado a participar da EXPOSIBRAM 2013 e do 15º Congresso Brasileiro de Mineração, eventos promovidos pelo IBRAM e com expressiva importância para o setor mineral. O Senador confirmou sua presença.
rn
“O trabalho desenvolvido pelo IBRAM tem que continuar. Precisamos que os investidores retomem a confiança em nosso País. E, em relação ao novo marco, vocês podem ter certeza que estamos juntos nessa discussão, para construir um diálogo com o setor”, disse Renan Calheiros. “Precisamos desse diálogo, Senador, já que está mais do que comprovado que, sem a participação da iniciativa privada, o Brasil não consegue se desenvolver”, finalizou Coura.
rn
Deputado Luiz Argôlo, Fernando Coura, Senador Renan Calheiros e Walter Alvarenga, em reunião no Senado
rn
Fernando Coura e Renan Calheiros
rn
Deputado Luiz Argôlo, Senador Renan Calheiros, Fernando Coura, e Walter Alvarenga, em reunião no Senado
rn
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…
LEIA MAISA Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.
LEIA MAISO diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline…
LEIA MAIS